sábado, 8 de novembro de 2014

MINHA EXPERIÊNCIA COM A CAPOEIRA




Eu sempre ouvi falar muito sobre a capoeira, de que eram pessoas que gostavam de brigar, isso era o que as pessoas falavam,   quando eu era  criança! Mas na verdade eu sempre ouvia uma música, que me chamava atenção e que era de capoeira ,mas  eu  nunca tinha visto o jogo mesmo, como era feito a roda de capoeira!

Bom foi eu precisar vir até o japão para conhecer realmente á capoeira, como o destino e realmente impressionante !!!


Pois foi através de uma amiga, chamada ¨Mari Tropicana, que eu ouvi falar, pois ela prática o jogo de capoera !! Bom ela me convidou para ir até um passeio que seria feito na cidade de Gifu- Ken, pois eu me enterecei e curiosa eu fui, para ajudar eu toda no clima de capoeira, que na verdade todos eles usam uniforme branco . Bom detalhe isso na sala de aula né rsrsrs, eu fui toda linda maravilhosa de branco ...rsrsrs, mas na verdade caiu uma chuva danada, mas mesmo assim estava super impolgada, chegando lá um lugar lindo e maravilhoso, com um rio e cachoeira, um lugar mágico que eu fiquei imprecionada. As pessoas foram chegando e eu me preparando e principalmente me enturmando e conversançando contando sua s esperiências foi uma conversa muito boa, pois na verdade eu fui mesmo foi para escrever sobre a capoeira aqui no meu blog, essa foi a intenção também, depois de conversarem com todos os alunos, e falando sobre como era a capoeira , eles falavam e cada vez mais eu me interessava e a conversa e era bem animada, aliaz todos eles eram bem animados ainda por cima em se tratando da capoeira.

AQUI E O LUGAR ONDE FOI FEITO A AULA

 começaram á aula com o toque do Berimbau depois o Atabaque, e os outros instrumentos, nossa que coisa maravilhosa, a música te envolvendo, junto com o canto e o coro, foi uma sensação de prazer de está ali !

E todos jagando cada um com suas abilidades, começando com a ginga !!! todos gingando como se estivessem dancando , foram mostrando o que sabiam de golpes gingas saltos  e assim por diante, e eu com uma vontade enorme de entrar naquela roda, e a chuva caindo, mas não atrapalhou em nada, depois da roda o professor explicando, conversando com os aulunos, aquilo foi me interessando, pois fiquei com muita vontade mesmo, de participar de tudo aquilo, que para mim não era o que as pessoas falavam na minha infância, era completamente diferente. Depois dessa aula maravilhosa e do que eu assisti, Achei que realmente teria que fazer parte dessa maravilha, que na realidade e a cultura brasileira que foi trazida aqui para o japão, nossa que explendido a cultura brasileira misturada com a cultura japonesa, e além de tudo isso tem as músicas que realmente são encatadora e envolvente , mas ninguém imagina que também tem as músicas japonesas que envolve a capoeira , e realmente algo muito importante e exstraordinário vocês nao acham?


Pois eu achei, e jamais me imaginei que ira gostar tanto de ver e estar participando desse evento maravilhoso que eles estavam preparando para práticar uma aula ao ar livre! Era maravilhoso, uma sensação de liberdade talvés nos tempos da escravidão, eles sentisse o mesmo, assim como eu estou presenciando neste momento , existe um filme que fala sobre a capoeira que se chama (Besouro) .


¨No filme diz Reconcavo Baiano, 1924 ¨.

A escravidao no brasil foi abolida há menos de 40 anos, e os negros continuam a ser tratados como escravos.
O camdoblé e reprimido e a capoeira e proibida por lei.

Os negros começaam a se organizar para terem seus direitos respeitados, no reconcavo quem lidera os negros e Mestre Alipio

Por causa de sua luta, Mestre Alipio e jurado de morte e passa a ser protegido pelos capoeristas e por seu principal discipulo, Besouro.
Aluta de Besouro deu resultado.
Em 1953, ela foi totalmente liberada.

Em 2008, a capoeira foi descoberta como patrimônio cultural brasileiro.

Besouro e cantado nas rodas de capoeira por todo mundo ate hoje.

Pois eu sitei esse filme, uma para as pessoas que queiram saber um pouco mais sobre a cultura da capoeira , e também para saber mais sobre a história, para verem como eram difícil essa luta pela capoeira, mas graças aos grandes lutadores que conseguiram que elas fossem liberadas, então para que vocês possam imaginar como era difícil a luta dele.

E hoje possam sentir a liberdade assim como eu estou sentido agora essa aula maravilhosa, que foi recriminada por longos anos, e era uma forma de defesa para os escravos, eu assistindo tudo isso imaginei como seria a vida deles nessa época, mas graças aos grandes admiradores dessa beleza deu tudo certo e a capoeira foi liberada e e , patrimônio cultura!!!
Bom para quem quizer assistir este filme maravilhoso se chama ¨BESOURO¨.
Aprendi muito durate as instruções do professor nas aulas foi muito importante para mim, me senti livre ainda mais neste lugar que passa uma leveza, tão especial indempendente da chuva , nao estragou o clima de festa  e de alegria que senti.
Depois de toda essa aula teve um churrasco muito legal com a turma, foi um dia muito bom em todos os sentidos...

TERMINANDO O JOGO DA RODA DA CAPOEIRA

ESTE VÍDEO É UM POUQUINHO DA DEMOSTRAÇÃO DA AULA E DA RODA DA CAPOEIRA 

E também aproveitei para ver o churrasco que eles estariam fazendo, pois e um pouco diferente do nosso, e estarei mostrando para todos em vídeo e em fotos, tem de tudo verdura, legumes, peixes marisco e outros alimentos diferentes do nosso churrasco tradicional!
Com toda essa maravilha que foi meu dia eu tinha que contar todos os detalhes para vocês estarem, acompanhando junto comigo todas as experiência que eu passei, neste dia mágico e maravilhoso, todas as pessoas foram muito educadas e muito simpáticas com nosco... A maioria era japoneses, brasileiro eram pouco. Para vocês terem noção eu para ter o conhecimento verdadeiro eu tive que participar de uma roda de capoeira aqui no japão, e fazer muitas pesquisas sobre a história, pois foi um assunto que muitos são leigos, e não conhece assim como eu não conhecia!
Pesquisei e contei a história para vocês ,no post passado junto com o vídeo com o professor Pimenta do Abadá Capoeira daqui do japão, um exelente professor.
Isso tudo foi no passeio em Gifu-Ken, agora imagina as aulas...Na escola como deve ser bem interesante !.

ESSE VÍDEO EU ESTOU CONTANDO DA PORCENTAGEM DE ALUNOS QUE TEM ENTRE JAPONESESE BRASILEIRO E COMO É MARAVILHOSO !



VAMOS COMER UM CHURRASQUINHO QUE TAL ESTÃO SERVIDOS ?






Aqaui estavamos nos preparando para o churrasco !! hummm






Como eu já tinha falado antes ,eles fazem churrasco diferente, como podem ver na foto, tem muitos legumes e verduras e peixe também, ex: Beringela, cebola, cogumelo, pimentão, batata doce, repolho, kabocha  conhecida como ( aboborá aqui no brasil) abacaxi etc.


Tem também salada e frutas, laranja e um pouco diferente do brasil ela e mais rosada e meio amarga, mas e gostosa !








Esses são os temperos usados tanto no churrasco, como para temperar a salada !












AQUI TODOS ESPERANDO O CHURRASCO FICAR PRONTO ! NOSSA QUE FOME E QUE CHEIRINHO BOM ! HUMMM...COMO PODEM VER ELES SÃO MUITOS ORGANIZADOS, EM FAZER OS PRATOS ISSO ANTES DE FICAR PRONTO DEPOIS, QUE FICA PRONTO FICA  MAIS BONITO AINDA, PRINCIPALMENTE NOS PRATOS QUE COMPRAMOS , ELES COMEM COM OS OLHOS, CLARO QUE NO BOM SENTIDO NÉ RSRSRS... ELES GOSTAM DE DEIXAR O PRATO MUITO BONITO E ORGANIZADO  ISSO É QUANDO COMPRAMOS, E CLARO.











Aqui já as carnes do brasil ! tem linguiça, coração, frango churrasco normal brasileiro ,está sendo preparado para colocar na churrasqueira.






COLOCANDO A CARNE NA CHURRASQUEIRA


Olha só , como eu falei tem beringela já sendo assada, junto com o pimentão cebola, e o repolho embrulhado no papel alumínio.E as carnes normais como coração e linguíça!







AQUI JÁ ESTA NO TAMANHO MAIOR PARA QUE CONSIGAM VER MELHOR AGORA ASSANDO O PEIXE.

AQUI É O VÍDEO DO CHURRASCO JAPONÊS QUE FALEI PARA VOCÊS ENTÃO ESTOU POSTANDO JUNTO , QUE É PARA QUE TODOS POSSAM VER COMO É FEITO!!! ELES FALAM DOS INGREDIENTES E COMO FAZEM, IMAGINA QUE DELÍCIA UM CHURRASCO BRASILEIRO MISTURADO COM CHURRASCO JAPONÊS , É BOM DEMAIS ASSITAM PARA QUE VOCÊS POSSAM ESTAR CONHECENDO NOSSA CULTURA SENDO MISTURADA EM UM SÓ PALADAR!!!



Bom depois dessa demonstraçao toda, com esse cheirinho delicioso , vamos comer, alguém está servido? pois eu estou me servindo rsrsrs...
Depois do almoço que tal conhecer esse lugar lindo de que tanto falei ? Pois vocês não iram se arrepender de tão belo que é !!!

OLHA A CACHOEIRA QUE EU FALEI, SÓ QUE ESSA E PEQUENA LOGO ATRÁS TEM UMA MAIOR SÓ QUE INFELIZMENTE NAO DEU TEMPO DE EU IR MAS PODEM IMAGINAR COMO DEVE SER LINDA NÉ.












Estou me preparando para conhecer essa beleza de lugar e bora caminhar !








OLHA QUE LUGAR FANTÁSTICO

































AQUI MINHA GRANDE AMIGA "MARI TROPICANA "JUNTO COM A YASMIM SE PREPARANDO PARA SUBIR AS ESCADAS.


DEPOIS DE SUBIR AS ESCADAS OLHA QUE LINDO






























Esse lugar e maravilhoso traquílo, tem ate chale, não e o máximo , adorei.








CONHECENDO O LAGO COM CHOCOLATE, MARI E YASMIM





Lugar lindíssimo, Eu indico para quem quiser um bom descanso e sussego, seria ideal .Muito bom mesmo.






CHOCOLATE E MARI ,MOSTRANDO A BICA QUE ACHAMOS, LINDO VOCÊS NÃO ACHA?




Claro que eu também teria que sair numa foto linda dessa com essa paisagem maravilhosas.















 A Yasmim amou o lugar alias, todos nós amamos, estar  aqui neste lugar mágico é tudo de bom !!




A caida da cachoeira rolando pelo chão que lindo, junto com as plantas e árvores que coisa mais maravilhosa.


AQUI A PAISAGEM ! FALA SERIO E LINDA DEMAIS.


AQUI FOI ONDE DERAM AS AULAS, LINDO !!! TAMBÉM AINDA ATRÁS COM ESSAS BELAS ÁRVORES, ENCANTANDO O LUGAR FICOU MAIS BELO AINDA.

COMO DEUS FAZ A NATUREZA PERFEITA , CADA DETALHE DA NARTUREZA SÃO ENCANTADORA DEUS REALMENTE É MARAVILHOSO EM SUA CRIAÇÃO .




























Aqui são os chalé que falei, viram que lugar mas sossegado.










Em volta o jardim, com pequenas árvores e folhagens, são encantadores. Ótimo para um belo final de semana assim como o nosso foi.








SAINDO DO LUGAR PARA IRMOS EMBORA 


AQUI EU JÁ PRONTA PARA IRMOS EMBORA, MAS QUE PENA !


Bom terá uma outra oportunidade se deus quiser,são lugares maravilhosos, que realmente vale a pena conhecer, bom eu não perco essas oportunidades de jeito nenhum o conhecimento e a coisa mas maravilhosa que trazemos e levamos com nosco !!!
Espero que tenham gostado dessa aventura, e das aulas que mostrei a vocês, bom eu por estar ali posso dizer que foi fantástico, para quem quiser conhecer seria muito bom e com certeza muito agradavél estar perto da natureza , ainda mais fazendo o que se gosta , acompanhando amigos em suas aventuras se divertindo e tendo muitos conhecimentos, realmente vale a pena!!!...


Espero que tenham gostado do post, pois eu posso afirmar para vocês que eu adorei ter estado ali junto como todos, conversando contando história e vendo as aulas de capoeira como já escrevi antes, e fascinante conhecer as história dos povos antigos , os escravos e a capoeira foi parte dessa época e até hoje ela é estudada e sendo aperfeiçoadas pelos mestre graduados ...BOM eu posso dizer que aprendi muito espero ter passado um pouco mais de conhecimento a vocês !


Bjs a todos e não deixem de curtir e de comentarem, cada comentário e muito bom para a divulgação do meu blog, agradeço imensamente se todos puderem me ajudar a divulgar, tanto a nossa cultura como a de muitos outros País também ! NO próximo post estarei falando sobre as aulas ,como foi meu primeiro dia de aula !...

W.E.C.D.S.




domingo, 2 de novembro de 2014

A HISTÓRIA DA CAPOEIRA COMPLETA

Hoje eu vou falar sobre capoeira !!! O que é a capoeira e quando surigiu. Principalmente aqui no japão, pois a maioria dos jogadores de capoira e japoneses. Bom como eu descobri que aqui no japão havia jogadores e aulas de capoeira, fiquem muito interessada, pois então resolvi fazer uma pesquisa sobre quando começou a existir a história da capoeira , e pesquisei muito sobre tudo ! Todos os detalhes e lendas, pois fiquei muito impressionada com a história para quem realmente gosta está aí a história e detalhes completo...

HISTÓRIA DA CAPOEIRA E COMO COMEÇOU

A capoeira surgiu no século XVII, era costume dos povos pastores do sul da atual ANGOLA, na ÁFRICA, comemorar a iniciação da jovens á vida adulta com uma cerimônia chamada n`golo ( que significa ¨ZEBRA¨ na língua quinbunda).

Dentro da cerimônia, os homens disputavam uma competição de luta apelo toque de atabaques em que ganhava quem conseguisseencostar o pé na abeça do adversário. O vencedor tinha o direito de escolher, sem ter de pagar o dote, uma noivaentre as jovens que estavam sendo iniciadas á vida adulta.

Com a chegada dos invasores portugueses e a escravização dos povos africanos, esta modalidae de luta foi trazida, através do porto de BENGUELA, para a Ámerica, especialmente para o Brasil, onde se fixou a maior parte dos escravos africanos trazido á Ámerica.
No Brasil, assim como no restante da Ámerica, os escravos africanos eram submetidos a um regime de trabalho forçado. Eram também forçados á adoção da língua portuguesa e da religião católica . Como expressão da revolta contra o tratamento violento a que eram submetidos, os escravos passaram a praticar a luta tradicional do sul de Angola nos terrenos de mata mais rala conhecidos como ¨CAPOEIRA ¨ ,( termo que vem do tupi Kapu `era, que significa ¨mata quese foi ¨, se refirindo aos trechos de mata que eram queimados ou cortados para abrir terreno para as plantações dos índios ).

¨JOGAR CAPOEIRA.¨
A partir do século XVI, portugal começou a enviar escravos para as suas colônias, provenientes primariamente da África Ocidental. O Brasil, com seu vasto território, foi o maior receptor da migração de escravos, com quase quarenta por cento de todos os escravos enviados através do Oceano Atlântico.

Os povos mais frequentemente vendidos no Brasil faziam parte dos grupos sudanês ( composto principalmente pelos povos Iorubá e Daomé ), guineo-sudanês, dos povosMalesia e Haucá e do grupo Banto ( incluindo os congos, os guinbundos e os kasanies), provenientes dos territórios localizados atualmente em Angola, Congo e Mocambique.

A capoeira ainda é motivo de controvérsia entre os estudiosos de suahistória, sobretudo no que se refere ao período compreendido entre o seu surgimento e o ínicio do século XIX, quandoaparecem os primeiros registros confia´veis com descrições sobre sua prática. No século XVI, Portugal tinha um dos maiores impérios coloniasi da Europa, mas carecia de mão de obra para efetivamente coloniza - lo. Para suprir este déficit, os colonos portugueses, no Brasil, tentaram, no início capturar e escravizar os povos indígenas, ago que logo se demosntrou impraticável. A solução foi o tráfico de escravos africanos.
A principil atividade econômica colonial do período era o cultivo da cana - de - açúcar. Os colonos portugueses estabeleciam grandes fazendas, cuja mão de obra primariamente escrava.O escravo, vivendo em condições humilhantes e desumanas, era forçados a trabalhar á axaustão, frequentemente sofrendo castigos e punições físicas. Mesmo sendo em maior número, a falta de armas , a lei vigente, a discordância entre escravos de etnias rivais e o completo desconhecimento da terra em que se encontravam desencorajavam os escravos a rebelar - se . Neste meio, começou a nascer a capoeira. Mais do que uma técnica de combate , surgiu como uma esperança de liberdade e de sobrevivência, uma ferramenta para que o negro foragido,totalmente desequipado, pudesse sobreviver ao ambiente hostil e enfrentar a caça dos capitães do mato, sempre armados e montados a cavalo.

O LÍDER QUILOMBOLA ZUMBI DOS PALMARES.A ARTE DA CAPOEIRA FOI UTILIZADA PELO QUILOMBO DOS PALMARES CONTRA AS TROPAS DACAPITANIA DE PERNAMBUCO.


NOS QUILOMBOS

Não tardou para que gruposde escravos fugitivos começassem a estabelecer assentamentos em áreas remotas da colônia, conhecido como QUILOMBOS. Inicialmento assentamentos simples, alguns quilombos evoluíam atraindo mais escravos fugitivos, indígineas ou até mesmo europeus  que fugiam da lei ou da repressão religiosa católica até tomarem - se verdadeiros estados multiéticos independentes. A vida nos quilombos oferecia e a oportunidade do regaste das culturas perdidas á causa da opressão colonial.
Neste tipo de comunidade formada por diversas etnias, constantemente ameaçada pelas invasões portuguesas, a capoeira passou de uma ferramenta para a sobrevivência individual a uma arte marcial com escopo ilitar . Omaior dos quilombos . o QUILOMBOSDOS PALMARES, resistiu por mais de cem anos ao ataque das tropas coloniasi. Mesmo possuindo material bélico muito aquém dos utilizados pelas tropas coloniais e, geralmente combatendo em menor  número, resistiram a pelo menos 24 ataques de grupos com até 3.000 integrantes comandados por capitães do mato. Foram necessaários dezoitos grandes ataques de tropas militares do governos colonial para derrotar os quilombolas. Soldados portugueses relataram  necessário mais de um dragão ( militar) para capturar um quilombo, porque se defendiam com estranha técnica de ginga e luta.
O governo geral da Capitania de Pernambuco declarou ser mais díficil derrotar os quilombolas do que invasores Holandeses.

A URBANIZAÇÃO

Com a transferência do então príncipe regente DomJoão VI e de toda a corte portuguesa para o Brasil em 1808, devido á invasão de Portugal por tropas napoleônicas, a colônia deixou de ser uma mera fonte de produtos primários e começou finalmente a se desenvolver como nação. Com a subsequentemente abertura dos portos a todas as nação amigas, o monopólio português do comércio colonial efetivamente terminou.
As cidades cresceram em importância e os brasileiros finalmente receberam permissões para fabricar no Brasil produtos antes importados, como o vidro.
Já existiam registro da prática da capoeira nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e Recife desde o século XVIII, mas o grande aumento do número de escravosurbanos e da própria vida social nas cidades brasileiras deu á capoeira maior facilidade de difusão e maior notoriedade. No Rio de Janeiro, as aventuras dos capoeristas eram tal jeito, que o governo, através da portarias como 31de outubro de 1821, estabeleceu castigos corporais severos e outras medidas de repressão á prática de capoeira.

LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS E PROIBIÇÃO

ORIGINAL DA LEI ÁUREA

No fim do século XIX, a escravidão no Brasil erabasicamente impraticável por diversos motivos, entre eles empre crescente número das fugas dos escravos e os incessantes ataques das milícias quilombolas ás propriedades escravocatas. Oimpério Brasileiro tentou amenizar os diversos problemas com ás medidas como a Lei dos Sexagenários e a L ei do Vento Livre, mas o Brasil inevitavelmente reconheceria o fim da escravidão em 13 de maio de 1888 com Lei Áurea, sancionada pelo parlamento e assinada pela PRINCESA ISABEL..
Livres, os negros viram - se abandonados á prória sorte. Em sua grande maioria não tinham onde viver, onde trabalhar e eram desprezados pela sociedade, que os via como vagabundos. Aumento da oferta de mão de obra europeia e asiática do período diminuía ainda mais as oportunidades e logo grande parte dos negros foi marginalizados e , naturalmente com eles a capoeira. Foi inevitável que diversos capoeristas começassem a utilizar suas habilidades de formas pouco convencionais. Muitos começaram a utilizar a capoeira com guardas de corpo, mercenários, assassinos de aluguel, capangas . Grupos de capoeristas conhecidos como Maltas aterrorizavam o , Rio de Janeio. Em pouco tempo, mais especificamente em 1890, a República Brasileira decretou a proibição da capoeira em todo o território nacional, vista a situação caótica da capital brasileira e a notável vantagem que um capoerista levava no confronto corporal contra um policial.
Devido á proibição, qualquer cidadão pego praticando era preso, torturado e muitas vezes mutilados pela polícia.A capoeira após um breve período de liberdade, via - se mais uma vez malvista e perseguida. Expressões culturais como a roda de capoeira eram praticadas em locais afastados ou escondidos e, geralmente, os capoeristas deixavam alguém de sentinela para avisar de uma eventual chegada da palícia.

A LUTA REGIONAL BAIANA

Em 1932, um período em que a perseguição à capoeira já não era tão acentuada,mestre bimba, exímio lutador no ringue e em lutas de rua ilegais, fundou em Salvador a primeira academia de capoeira da história. Bimba, ao analisar o modo como diversos capoeiristas utilizavam suas habilidades para impressionar turistas, acreditava que a capoeira estaria perdendo sua eficiência como arte marcial. Dessa forma, Bimba, com auxílio de seu aluno José Cisnando Lima, enxugou a capoeira, tornando-a mais eficiente para o combate e inseriu alguns movimentos de outras artes marciais, como o batuque. Mestre Bimba também desenvolveu um dos primeiros métodos de treinamento sistemático para a capoeira. Como a palavra capoeira ainda era proibida pelo código Penal, Bimba chamou seu novo estilo de LUTA REGIONAL BAIANA.
Em 1937, Bimba fundou o centro de Cultura Física e Luta Regional, com alvará da secretaria da Educação, Saúde e Assistência de Salvador. Seu trabalho obteve aceitação social, passando a ensinar para as elites econômicas, políticas, militares e universitárias. Finalmente, em 1940, a capoeira saiu do código Penal brasileiro e deixou definitivamente a ilegalidade. Começou, então, um longo processo de desmarginalização da capoeira.
Em pouco tempo a notoriedade da capoeira de Bimba demonstrou ser um incômodo aos capoeiristas tradicionais, que perdiam espaço e continuavam a ser malvistos. Esta situação desigual começou a mudar com a inauguração do Centro Esportivo de Capoeira Angola, em 1941, por Mentre Pastinha. Localizado no,Pelourinho em Salvador, o centro atraía diversos capoeiristas que preferiam manter a capoeira em sua forma mais original possível. Em breve, a notoriedade do centro cunhou em definitivo o termo "capoeira angola" como nome do estilo tradicional de capoeira. O termo não era novo, sendo, já na época do império, a prática da capoeira apelidada, em alguns locais, de "brincar de angola" e diversos outros mestres que não seguiam a linha de Pastinha acabaram adotando-o.

ATUALMENTE

Hoje em dia, a capoeira se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior. Presente em dezenas de países em todos os continentes, todo ano a capoeira atrai ao Brasil milhares de alunos estrangeiros e, frequentemente, capoeiristas estrangeiros se esforçam em aprender a LÍNGUA PORTUGUESA em um esforço para melhor se envolver com a arte. Mestres e contra-mestres respeitados são constantemente convidados a dar aulas especiais no exterior ou até mesmo a estabelecer seu próprio grupo. Apresentações de capoeira, geralmente administradas em forma de espetáculo, acrobáticas e com pouca marcialidade, são realizadas no mundo inteiro.
O aspecto marcial ainda se faz muito presente e, como nos tempos antigos, ainda é sutil e disfarçado. A malandragem é sempre presente, capoeiristas experientes raramente tiram os olhos de seus oponentes em um jogo de capoeira, já que uma queda pode chegar disfarçada até mesmo em um gesto amigável. Símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias, símbolo de resistência à opressão, a capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro. Atualmente, é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

RODA DE CAPOEIRA 



A roda de capoeira é um círculo de capoeiristas com uma bateria musical em que a capoeira é jogada, tocada e cantada. A roda serve tanto para o jogo, divertimento e espetáculo, quanto para que capoeiristas possam aplicar o que aprenderam durante o treinamento. Os capoeiristas se perfilam na roda de capoeira cantando e batendo palmas no ritmo do BERIMBAU enquanto dois capoeiristas jogam capoeira. O jogo entre dois capoeiristas pode terminar ao comando do tocador de berimbau ou quando algum outro capoeirista da roda "compra o jogo", ou seja, entra entre os dois e inicia um novo jogo com um deles.


Em geral, o objetivo do jogo da capoeira não é o nocaute ou destruir o oponente. O maior objetivo do capoeirista ao entrar em uma roda é a queda, ou seja, derrubar o oponente sem ser golpeado, preferencialmente com uma rasteira. Na maioria das vezes, entre o jogo de um capoeirista mais experiente e um novato, o capoeirista experiente prefere mostrar sua superioridade "marcando" o golpe no oponente, ou seja, freando o golpe um instante antes de completá-lo. Entre dois capoeiristas experientes, o jogo poderá ser muito mais agressivo e as consequências mais graves.


A ginga é o movimento básico da capoeira, mas além da ginga, também são muito comuns os chutes em rotação, rasteiras, floreios (como o aú ou a bananeira), golpes com as mãos, cabeçadas, esquivas, acrobacias (como o salto mortal), giros apoiados nas mãos ou na cabeça e movimentos de grande elasticidade.









O BATIZADO

O batizado é uma roda de capoeira solene e festival, onde alunos novos recebem sua primeira corda e demais alunos podem passar para graduações superiores.
Em algumas ocasiões, podem - se ver formados e professores recebendo graduação avançadas, momento considerado honroso para capoerista. O batizado parte ao comando ou professor . Os alunos jogam com um capoerista formado e devem tentar se defender. Normalmente, o jogo termina com a queda do aluno, momento em que é considerado batizado, mas o capoerista formado pode julgar a queda desnecessária. No caso de alunos mais avançados, o jogo poderá ser com mais de um formando, ou até mesmo com todos os formados presentes, para as graduações avançadas. 

O APELIDO

Tradicionalmente, o batizado seria o momento em que o capoeirista recebe ou oficializa seu apelido, ou nome de capoeira. A maioria dos capoeiristas passa a ser conhecida na comunidade mais pelos seus respectivos apelidos do que por seus próprios nomes. Apelidos podem surgir de inúmeros motivos, como uma característica física, uma particular habilidade ou dificuldade, uma ironia, a cidade de origem, entre outros.
O costume do apelido surgiu na época em que a capoeira era ilegal. Capoeiristas evitavam dizer seus nomes para evitar problemas com a polícia e se apresentavam a outros capoeiristas ou nas rodas pelos seus apelidos. Dessa forma, um capoeirista não poderia revelar os nomes dos seus companheiros à polícia, mesmo que fosse preso e torturado. Hoje em dia, o apelido continua uma forte tradição na capoeira, apesar de não ser mais necessário.

MÚSICA



Os berimbaus que regem a capoeira.
A música é um componente fundamental da capoeira. Foi introduzida como forma de ludibriar os escravizadores, fazendo-os acreditar que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade estavam desenvolvendo e treinando uma arte marcial para se defenderem. Componente fundamental de uma roda de capoeira, ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado. A música é criada pela bateria e pelo canto (solista ou em coro), geralmente acompanhados de um bater de palmas.
A bateria é, tradicionalmente, composta por três berimbaus, dois pandeiros e um atabaque, mas o formato pode variar excluindo-se ou incluindo-se algum instrumento, como o agogô e o ganzuá. Um dos berimbaus define o ritmo e o jogo de capoeira a ser desenvolvido na roda. Desta maneira, é a música que comanda a roda de capoeira, não só no ritmo mas também no conteúdo.


CANÇÕES

As canções de capoeira são divididas em partes solistas e repostas do coro, formado por todos os demais capoeristas presentes na roda. Dependendo do seu conteúdo, podem ser classificadas como ladainhas, chulas, corridos ou quadras. A ladainha ou lamento é utilizada unicamente no início da roda de capoeira. É parte do longo grito ¨Iʨ, seguido de uma narrativa solista cantada em tom solene. Geralmente, é cantada pelo capoerista mais respeitado ou graduado da roda. Neste momento, não existe jogo, não se bate palmas e alguns instrumentos não são tocados. A narrativa é seguida pelas homenagens tradicionais feitas pelo solista ( a deus , ao seu mestre, aquem o ensinou e mais qualquer personagem importante ou fator relevante á capoeira, como a malandragem ), respondidas intercaladamente pela louvação do coro e pelo iníciodas palmas e dos instrumentos complementares . O jogo de capoeira somente pode iniciar após o fim da ladainha.
A chula é um canto em que a parte solista é muito mais longa do que a a resposta do coro. Enquanto o solista canta dez, doze, ou até mais versos, o coro responde com apenas dois ou quatro versos. A chula pode ser cantada em qualquer momento da roda. O corrido, forma musical mais comum da roda de capoeira, é um canto onde a parte solista e a resposta do coro são equivalentes, em alguns casos o número de versos do coro superando os versos solistas. Pode ser cantado em qualquer momento da roda e seus versos podem ser modificados e improvisados durante o jogo para refletir o que está acontecendo durante a roda, ou para passar algum aviso a um dos demais capoeiristas.
A quadra é composta de um mesmo verso repetido quatro vezes, seja três versos solistas e uma resposta do coro, seja a parte solista e a resposta intercaladas. Pode ser cantada em qualquer momento da roda. As canções de capoeira têm assuntos dos mais variados. Algumas canções são sobre histórias de capoeiristas famosos, outras podem falar do cotidiano da comunidade. Algumas canções comentam o que está acontecendo durante a roda de capoeira, outras divagam sobre a vida ou um amor perdido. Outras ainda são alegres e falam de coisas tolas, cantadas apenas por diversão. Basicamente não existem regras e alunos são encorajados a criar suas próprias canções.
Os capoeiristas mudam as canções frequentemente de acordo com o que ocorre na roda ou fora dela. Um bom exemplo é quando um capoeirista novato demonstra notável habilidade durante o jogo e o solista canta o verso "e o menino é bom", seguido pelo coro com o verso "bate palma pra ele". A letra da música é constantemente usada para passar mensagens para um dos capoeiristas, na maioria das vezes de maneira velada e sutil.

TOQUES DE CAPOEIRA

O toque de capoeira é o ritimo tocado pelos berimbaus, seguidos pelos demais instrumentos. Podem ser executados desde bem lentamente ( como no toque de Angola), induzindo a um jogo mais lento e estratégico, até bastante acelerados ( como em São Bento Grande ), induzindo a um jogorápido, ágil e acrobático.
Podem também ter outros significados que vão além do jogo ou comandar uma roda restrita, como o toque de Iúna.


BERIMBAUS: Da esquerda para a direita: viola, médio e gunga ou berra - boi.



Em uma roda de capoeira, a forma mais usual é iniciar com o toque de Angola e subir o ritmo gradualmente, encerrando com o Toque São Bento Grande em alta velocidade, com tudo não existem regras, uma roda pode manter sempre o mesmo toque ou mesmo inverter, começando de modo acelerado e terminando de toque lento.

ALGUNS DOS TOQUES MAIS UTILIZADOS:

- TOQUE DE ANGOLA
- SÃO BENTO PEQUENO
- SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
- SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
- IÚNA
- CAVALARIA
- SAMANGO
- SANTA MARIA
- BENGUELA
- AMAZONAS
- IDALINA

A DANÇA E A CAPOEIRA
Devido a sua origem e sua história, existiu sempre a necessidade de se esconder ou disfarçar o aprendizado e a prática da capoeira. Na época da escravidão, era um risco enorme aos senhores de engenho possuir escravos hábeis em uma arte - marcial. Para evitar represálias por parte de seus senhores, os escravos praticavam enquanto seus companheiros cantavam e batiam palmas.
Os golpes e esquivas eram praticados durante uma falsa dança que seria o embrião da atual ginga. Da falsa dança da época dos engenhos de a~´ucar até os tempos mais atuais, a ginga evoluiu até se tornar uma estratégia de combate, cujo objetivo principal é não oferecer ao oponente um alvo fixo. Mesmo hoje em dia a maioria dos leigos á primeira vista acredita tratar - se a capoeira de uma coreografia, ou de uma dança acrobática. Outras manifestações culturais como o batuque , o maculelê, a puxada de rede e o samba de roda são danças fortemente ligada á capoeira, por também terem nascido da mesma cultura.

ESTILOS

Falar sobre estilos na capoeira é um argumento difícil, visto que nunca existiu uma unidade na capoeira original, ou um método de ensino antes da década de 1920. De qualquer forma, a divisão entre dois estilos e um subestilo é amplamente aceita.

ANGOLA

A capoeira Angola refere - se a toda a capoeira que mantém as tradições da época anterior á da criação do estilo Regional. Em outars palavras é a capoeira mais tradicional. Existindo em diversas áreas do país desde tempos mais remotos , notadamente no Rio de Janeiro, em Salvador e em Recife, é impossível precisar onde e quando a capoeira Angola começou a tornar sua forma atual.
O nome ¨Angola¨já começa a aparecer comos negros que vinham para o Brasil oriundos da África embarcados no Porto de Luanda, que independente de sua origem, eram designados na chegada ao Brasil de ¨negros de Angola ¨e , de acordo com Mestre Noronha , o ¨Centro de Capoeira Angola Conseição da Praia¨, criado pela nata da capoeiragem baiana, já utilizava ilegalmente onome ¨Capoeira Angola ¨no início da década de 1920. O nome ¨Angola¨foi finalmente imortalizado por Mestre Pastinha, ao inaugurar em 23 de fevereiro de 1941 o ¨Centro Espostivo de Capoeira Angola ¨( CECA ) . Pastinha foi conhecido como grande defensor da ¨capoeira tradicional ¨, prestigiadíssimo por capoeristas de renome como Mestre João Grande e Mestre Moraes. Com o tempo, diversos outros grupos de ¨capoeira tradicional ¨passaram a adotar o nome de Angola para seus estilos. A Angola é o estilo mais próximo de como os escravos lutavam ou jogavam a capoeira .
Caracterizada por ser estratégica, com movimentos furtivos executados perto do solo ou em pé dependendo da situação a enfrentar, ela enfatiza as tradições da malícia, da malandragem e da imprevisibilidade da capoeira original. Alguns angoleiros afirmam que seu domínio é muito complicado, envolvendo não só a parte mecânica do jogo mas também características como sutileza, o subterfúgil, a dissimulação, a teatralização, a mandinga ou mesmo a brincadeira para superar o oponente. A bateria típica em uma roda de capoeira Angola é composta por três berimbaus, dois pandeiros, um atabaque, um agogô e um ganzuá.

REGIONAL

A capoeira Regional ca capoeira começou a nascer na década de 1920, do encontro de Mestre Bimba com seu futuro aluno, José Cisnando Lima. Ambos acreditavam que a capoeira estaria perdendo seu valor marcial e chegaram á conclusão de que uma reestruturação era necessária. Bimba criou, então, sequências de ensino e metodizou o ensino de capoeira. Aconselhado por Cisnando, Bimba chamou sua capoeira de LUTA REGIONAL BAIANA, visto que a capoeira ainda era ilegal na época. A base da ¨capoeira regional ¨é a capoeira tradicional mais enxuta, com menos subterfúgios e maior objetividade.
O treinamento era mais focado no ataque e no contra - ataque, com muita importância para a precisão e a disciplina. Bimba também incorporou alguns golpes de outras, artes marciais, notadamente o batuque, aintiga luta de rua praticada por seu pai. O uso de acrobacias e saltos era mínimo: Um dos fundamentos era sempre manter ao menos uma base de apoio. Como dizia Mestre Bimba, ¨o chão é amigo do capoeirista ¨. A capoeira regional também introduziu, na capoeira, o conceito de graduações. Na academia de mestre Bimba, existiam três níveis hierárquicos: Calouro, formado e formado especializado. As graduações eram determinadas por um lenço amarrado na cintura.
As tradições da roda e do jogo de capoeira foram mantidas, servindo para a aplicação das técnicas aprendidas em aula . A bateria, contudo, foi modificada, sendo composta por um único berimbau e dois pandeiros. Um das maiores honras para um discípulo era apermissão para jogar Iúna. O jogo de iúna tinha a função simbólica de promover a demarcação do grupo dos formados para o grupo dos calouros. A única peculiariedade técnica do jogo de iúna em relação aos jogosrealizados em outros momentos da roda de capoeira era a obrigatoriedade da aplicação de um golpe pré - estabelecido no desenrolar do jogo.
O jogo também destacava - se pela maior habilidade dos capoeiristas que o executavam. O jogo de iúna era praticado apenas ao som do berimbau, sem palmas ou outros instrumentos, o que reforçava seu caráter solene. Ao final de cada jogo, todos participantes aplaudiam os capoeristas que saíam da roda.
A luta reginal baiana tornou - se rapidamente popular, levando a capoeira ao grande público e finalmente mudando a imagem do capoeirista, tido no Brasil até então como um marginal. Das muitas apresentações que mestre Bimba fez com seu grupo,talvez a mais conhecida tenha sido a ocorrida em 1953 para o então presidente da república Getúlio Vagas, ocasião em que teria ouvido do presidente: ¨A capoeira é o único esporte verdadeiramente nacional¨.

CAPOEIRA CONTEMPORÂNEA

A partir da década de 1970 um estilo misto começou a adquirir notoriedade, com alguns grupos unidos os fatores que consideravam mais importantes da Regional e da Angola . Notadamente mais acrobático, este estilo misto é visto por alguns, como a evolução natural da capoeira, por outros como descaracterização ou até mesmo mal - interpretação das tradições capoeirísticas. Com o tempo, toda capoeira que não seguia as linhas da Regional ou Angola, mesmo as amalgamadas com outras artes marciais, passou a se denominar ¨Contemporânea¨.

GOLPES E MOVIMENTOS

AÚ FECHADO

A capoeira usa primeiramente os pés como ataque. Golpes podem ser diretos, como no caso do Martelo ou giratórios, como no caso da Meia - Lua - de Compasso. A rasteira é de suma importância, considerada por muitos como a melhor arma disponível para o capoeirista. Desenvolvenda para o combate em desvantagem, o ataque do capoeirista deve se aplicado no momento oportuno e de forma definitiva.
A defesa usa o princípio da não resistência, isto é, evitar um golpe com uma esquiva em vez de apará - lo. Esquiva podem ser executadas tanto em pé quanto com o apoios da mãos no chão. No caso de impossibilidade da esquiva ,. o capoeirista se defende aparando ou  desviando o golpe com as mãos ou pernas.
A ginga é importantíssima para a defesa e para o ataque do capoeirista, tornando o capoeirista imprevisível durante o ataque e dificultando um possível contra - ataque, além de evitar que o capoerista se tome um alvo fixo. Completam a técnica as cabeçadas, floreios  ( acrobacias no solo ), tesouras, cotoveladas e outras.

QUADRO COM OS NOMES DOS GOLPES  

MORTAIS

Meia - lua - de compasso

Rabo de raia

Chibata         


TRAUMATIZANTES

Meia - lua

Martelo

Meia - lua de frente

Armada

Queixada

Ponteira

Bênção

Cotovelada

Cabeçada

Palma

Joelhada
          
DESEQUILIBRANTES

Rasteira

Vingativa 

Banda

Arrastão

Tesoura


ESQUIVAS

Resistência

Esquiva

Cocorinha

Rolé

Queda de Quatro

Queda de Rins

FUGAS


Macaco

S- Dobrado

Aú de Cabeça

Aú sem Mão

FLOREIOS

Negativa

Relógio

Pião de Mão

Saca Rolha

Mortal

Parafuso

Folha Seca

GRADUAÇÃO

Devido á sua vastidão e á sua origem, a capoeira nunca teve unidade ou consenso. O sistema de graduação segue o mesmo caminho, nunca tendo existido um sistema padrão que fosse aceito pela maioria dos grandes mestres. Dessa forma, o sistema de graduação varia muito de grupo para grupo. 
A própria origem do sistema é recente, tendo partido com a Luta Regional Baiana de Mestre Bimba, na década de 1930. Bimba utikizava lenços de seda para diferenciar seus alunos entre aluno formado, aluno especializado e mestre. Alunos novos não possuíam graduação.
Atualmente, o sistema de graduação mais comum é o de cordas ( também chamadas cordéis ou cordões ) de diferentes colorações amarrados na cintura do jogador. Alguns grupos usam diferentes sistemas, ou até mesmo nenhum sistema . Existem várias entidades ( Ligas, Federações e Confiderções) que tentam organizar e unificar a graduação na capoeira. O sistema mais comum é o da Confederação Brasileira de Capoeira, que adota o sistema  de graduação feito por cordas seguindo as cores da Bandeira Brasileira, de fora para dentro ( iniciado na época em que a capoeira oficialmente era considerada parte da Federação Brasileira de Pugilismo ).
Apesar demuito difundido com diversas variações, muito grupos grandes e influentes utilizam cores diferentes ou mesmo graduações diferentes. Aprópria Confederação Brasileira de Capoeira não é amplamente aceita como representante principal da capoeira.

SISTEMA DE GRADUAÇÃO

1- Confederação Brasileira de Capoeira Graduação básica adulta ( a partir de 15 anos)

* Iniciante: sem corda ou cordão
* Batizado: verde
* Graduação: azul
* Intermediário: verde e amarelo
* Adiantado: verde e azul
* Estagiário: amarelo e azul

GRADUAÇÃO AVANÇADA - DOCENTE DE CAPOEIRA

* Formado: verde, amarelo e azul - 5 anos de capoeira - idade mínima 18 anos
* Monitor: verde e branco - 7 anos de capoeira - idade mínima 20 anos
* Instrutor: amarelo e branco - 12 anos de capoeira - idade mínima 25 anos
* Contramestre: azul e branco - 17 anos de capoeira - idade mínima 30 anos
* Mestre: branco - 22 anos de capoeira - idade mínima 35 anos

2 -  Outro sistema

Sistema mais comumente usado por muitos grupos regularizados, porém não-filiados por opção à Confederação Brasileira de Capoeira por variadas razões. Este sistema utiliza as cores primárias e secundárias, sendo as misturas de cores nas cordas descritas como "Transformações", ou seja, simbolizando a saída de uma graduação e ingresso à outra seguinte.

* Iniciante: sem corda ou cordão
* Batizado: Crua (não leva tinta ou coloração)
* Graduado Iniciante: Crua e Amarela
* Graduado: Amarela
* Intermediário: Amarela e Laranja
* Adiantado: Laranja
* Estagiário: Laranja e azul

GRADUAÇÃO AVANÇADA - DOCENTE DE CAPOEIRA


* Formado: Azul - 5 anos de capoeira - idade mínima 18 anos

* Monitor em Formação: Azul e Verde - 7 anos de capoeira - idade mínima 18 anos

* Monitor: Verde - 7 anos de capoeira - idade mínima 20 anos*

* Instrutor em Formação: Verde e Roxa - 12 anos de capoeira - idade mínima 23 anos

* Instrutor: Roxa - 12 anos de capoeira - idade mínima 25 anos

* Professor: Roxa e Marrom - 17 anos de capoeira - idade mínima 28 ano

* Contra-mestre: Marrom - 17 anos de capoeira - idade mínima 30 anos

* Mestrando: Marrom e Vermelha - 20 anos de capoeira - idade mínima 33 anos*

* Mestre: Vermelha - 22 anos de capoeira - idade mínima 35 anos

* Grão-Mestre: Branca - 36 anos de capoeira e pelo menos 18 anos como mestre - idade mínima 55 anos



Graduação infantil (até 14 anos) — idêntica à graduação básica, porém metade da corda possui a cor cinza. A graduação infantil restringe-se até a graduação de estagiário. Para que o aluno se gradue como docente de capoeira deve atingir a idade mínima de 18 anos. O tempo de cada graduação varia conforme sua importância. As cordas iniciais, como a verde e a amarela, podem ser conquistadas em menos de um ano; por outro lado, chegar às cordas avançadas, notadamente as de contramestre e mestre, pode levar anos, e exige-se profundo conhecimento da capoeira para serem conquistadas — esse conhecimento, no entanto, não quer dizer saltos ou acrobacias, mas conhecimento instrumental, teórico, prática de docência, qualidade de jogo, respeito, cursos de aperfeiçoamento e boa índole pessoal são alguns dos requisitos básicos para tais graduações.

ESSA E A CAMISETA DA ABADÁ - CAPOEIRA DO JAPÃO



Bom espero que para os apreciadores, da capoeira tenham gostado da pesquisa que eu fiz, pois eu me aprofundei no máximo que pude. A cada pesquisa era uma descoberta estraordinária, eu conheci a capoeira através de uma amiga que também prática, pois ela me convidou para assistir  eu fui , quando cheguei lá, nossa não era nada do que eu imaginava, pois agora fazendo essa pesquisa descobri muito mais além do que imaginava, bom esperam o próximo post que também vou continuar falando da capoeira e da minha experiência.



Para quem quiser entrar em contato para mais informções sobre Abadá Capoeira e só ligar para:

( 090)-6074-8949 Falar com Garça ( japonês ).
( 090)-8488-1532 Falar com Lindinha ( Brasileira ).

No próximo post estarei falando sobre minha experiência com a capoeira, vocês nem imagina como ela é mágica e contagiante, bom pelo menos foi para mim, estarei contando detalhes, aguardem pois vão adorar e aprender também um pouco mais sobre esse assunto, e espero que gostem assim como eu gostei !!!...

BJS: E não deixem de comentar e curtir a página no blog, a cada dia aprendo mais, e quem me acompanha também, até o próximo post.


W.E.C.D.S.