segunda-feira, 1 de junho de 2015

ILHA HASHIMA ¨A ILHA FANTASMA DO JAPÃO¨.

ILHA HASHIMA


Mas uma história interessante sobre esse país maravilho e cheio de surpresas!!!

Cada dia que passa eu fico mais impressionada, pois cada pesquisa que eu faço, descubro coisas e histórias interessantes para contar e mostrar para, vocês e até mesmo para mim aprender...

Será que alguém no Brasil, já ouviu falar sobre a Ilha Hashima? Pois é eu também nunca tinha ouvido falar! até um amigo meu japonês, por incrível que pareça também não, engraçado não é verdade? 
Pois ele é japonês e deveria saber rsrs, mas assim como ele talvez outros japonês também nunca teve conhecimento sobre essa Ilha Hashima que é considerada uma ilha fantasma.

Ilha Hashima,( ou somente Hashima, pois Shima significa ¨Ilha¨ em japonês), comumente chamada Gunkanjima ou Gunkashima ¨ Ilha Encouroçado¨ em português ), é uma das 505 ilhas não abatidas da província de Nagasaki , distante aproximadamente 15 quilômetros  da cidade de Nagasaki.

A ilha foi povoada de 1887 a 1984 , quando serviu como base de extração de carvão. O local é notável por suas imensas construções de concreto abandonadas em meio ao oceano.
É administrada como parte de Nagasaki desde 2005, pertencendo anteriormente á antiga cidade de Takashima.


HISTÓRIA





Em 1890, durante a industrialização do Japão, a Mitsubishi  comprou a ilha e começou o projeto de extração de carvão em minas submarítimas . No local foi construído o primeiro edifício de concreto de largas proporções do japão, um bloco de apartamentos concluídos em 1916 para acomodar a cada vez mais crescente massa de trabalhadores .


A população da ilha alcançou seu ápice em 1959, com 5259 habitantes , uma densidade populacional de 835 pessoas por hectare em toda a extensão da ilha, ou 1391 por hectare no distrito residencial . Com a substituição do carvão por petróleo no japão durante a década de 1960, as minas de extração do mineral começaram a ser fechada por todo o país , e as de Hashima não foram exceção. A Mitsubishi anunciou oficialmente o encerramento de suas atividades na ilha em 1974, e o local foi totalmente evacuado, passando a ser conhecido como ¨ILHA FANTASMA¨. O acesso á Hashima só foi restabelecido em 22 de abril de 1999, mais  de 20 anos após o fechamento.


Em 2008, uma ONG protocolou junto á Unesco um pedido para a ilha se tornasse Patrimônio Mundial da Humanidade .

No ano seguinte , um pequeno trecho de Hashima foi reaberto para visitas turísticas.

Em 23 de junho de 2013, o Google enviou um funcionário á ilha para registrar imagens panorâmicas em 360 graus para seu serviço  Street View.

Pela sua atual condição de inabitada por residentes, é considerada uma localidade  ¨Fantasma¨. Conclusão não existe mais ninguém nessa ilha!!!
Agora imagina só, fazer uma visita turística numa ilha dessa, deve ser assustador , pois não existe mais ninguém habitando nela, mas seria interessante conhecer, eu também queria muito  fazer uma visita nessa ilha.
As fotos que o pessoal do Google tirou achei muito interessante, da para ver muito bem como a ilha ficou, bem que eu queria tirar essas fotos também, mas não tenho nem ideia como chegar até nela!
Fora essa ilha tem muito mais lugares interessantes e curiosos como esse, pois com toda certeza vou compartilhar com todos que gostam de histórias e locais interessantes , como esse apesar de ser meio assustador rsrs....Confesso que eu fico muito curiosa em saber histórias sobre esses lugares. 
No próximo post estarei contando mais histórias, e locais curioso como esse que acabei de falar aqui no meu blog. Eu não falo só sobre a cultura e lugares, falo também sobre histórias que são curiosas e interessantes para o meu aprendizado e das pessoas que gostam de compartilhar ideias e conhecimentos.
Pois vale muito a pena fazer muitas pesquisas, eu encontro cada lugar impressionante que eu já mais fazia ideia, e cada dia que passa eu tenho mais interesse em aprender e intender a histórias desse lugar que é tão diversificado em alguns aspectos .
Logo estarei com mais novidades para contar...


W.E.C.D.S.