domingo, 15 de fevereiro de 2015

MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA



O japão e realmente um país extremamente interessante ao meu ver. Sou uma completa apaixonada pelo inveterado á tudo que é relacionado a terra do sol nascente.
Hábitos, costumes, história e principalmente a cultura isso me fascina.
Tudo que em torno de história da ética e moral oriental me encanta, especialmente o que se diz respeito aos japoneses. Por isso a intenção de ler e assistir esse livro ¨MEMÓRIAS DE UM GUEIXA¨ foi para mostrar e contar para vocês uma das histórias que me encantou.
Vou contar tudo sobre a vida de uma Gueixa. O livro serve muito bem ao propósito de representar ¨MEMÓRIAS¨e respeita bem seu título. Relata os pormenores da vida da protagonista ( SENDO DISPUTADA PELA SUA VIRGINDADE E PARA SE TORNAR A AMANTE PRINCIPAL )e daqueles que estão ligados á ela.
Serve também como um relato Biográfico onde a personagem conta seu cotidiano, durante anos, desde quando foi retirada de casa, ainda criança, quando era uma criada na adolescência, até chegar ao patamar de ser considerada uma das Gueixas mais conhecidas do japão.
Pois fico me perguntando se a história realmente é real ou não, pois tudo é muito verdadeiro e palpável, como se fosse vida real mesmo. Existe uma certa veracidade nos fatos que se seguem, pois todo o contexto histórico verídico ocorreu e mesmo não sendo uma história verídica mas a ¨Protagonista é inspirada em uma gueixa que existiu mesmo¨, instiga nossa compreensão do que pode ter acontecido ou não.
Temos aqui uma história contada, inicialmente, por uma criança ( CHIYO), que vê sua vida mudar repentina e totalmente, a partir do momento em que é levada, junto de sua irmã, de sua casa retirada de sua pacata rotina em um vilarejo, para longe de sua mãe doente já falecendo e de seu pai idoso. 
A pequena chiyo chega a Gion, distrito de Kioto, e passa a viver como criada em um okyia ( uma casa de gueixas), onde com o tempo, viria a estudar para se transformar em uma Gueixa.
O okyia já possuía uma Gueixa, Hatsumomo, mas essa vê como uma pedra no seu caminho, mesmo ainda criança, passando a pertubá-la diariamente.
Chiyo é uma menina de olhos peculiares (azuis acinzentados, o que chama muito atenão) ecerta rebeldia. A vida se mostra cheia de obstáculos e inimizades, ela não aceita ser uma criada e nem que Hatsumomo a trate da maneira que trata, ela se revolta com sua situação e tenta fugir, mas o contato com um homem bondoso e que presta atenção nela a faz começar a perceber melhor o seu destino e a querer mudar sua sorte. Com o tempo passa a ter contato com Mameha, talvez a Gueixa mais importante da região e desgosto direto de Hatsumomo. Mameha passa a ajudar Chiyo e a treiná-la.
O passado então começa a ficar distante  e essa nova vida também a faz mudar de nome.
Ela passa a se chamar Sayuri e de criada agora é uma aprendiz, não precisando mais trabalhar como antes.
Vivendo uma nova realidade, as intrigas de Hatsumomo agora vão perdendo força e a cada ano sua importância na região aumenta , os homens mais influentes a querem como companhia e tudo á sua volta começa a mudar, até o início da 2ºGrande Guerra Mundial.
Os fatos citados e comentados no livro são muito interessantes, pois deixam claro algumas ideias pragmáticas do Éthos japonês, que nos faz refletir o quanto a vida é fugaz ( mesmo do outro lado do mundo, há décadas atrás), A leitura da história exercida a idade de que ( há males que vem para o bem ) e nos apresenta um conceito mais profundo de como as Gueixas eram realmente. Elas não eram amantes de homens poderosos e muito menos prostitutas , mas mulheres que dedicavam suas vidas a servir o imaginário do homem sim, mas isso, muitas vezes, não tinha a ver com servidão sexual.
Algo que é trabalhado magníficamente bem, também, é o entendimento de que as mulheres são naturalmente românticas, independente de suas vidas e de suas condições. Chiyo, que passa a ser Sayuri, vê um propósito para sua vida ao ter contato com o homem que para sempre se manteve em seus sonhos. Mesmo que sua vida e posição a levasse para um caminho diferente do dele, ela nunca se esqueceu de como ela a afetou.
Bom para os amantes da cultura oriental, esta aí uma opção maravilhosa como eu disse logo no começo existe o livro que é realmente maravilhoso e o filme que também é ótimi, duas opção !!!
 Eu adorei todos estou falando de livros nesses ultimos post , pois para quem se interessar saber que tem alguma forma de conhecer a cultura, tanto como filmo e livros, fora esse existe muitos mais ,é cada um melhor que o outro para todos refletirem como ,e a cultura japonesa, ela e realmente muito fascinante...
Pois tudo que diz respeito ao japão eu amo, e vou atrás para conhecer e me aprofundar ainda mais, e podendo passar isso para vocês e melhor ainda !!!


SEGUI ABAIXO UM TRECHO DO FILME MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA:

ESTE TRECHO ESTA EM PORTUGUÊS E RESUME O FILME TODO !!!


ESTE TRECHO JÁ MOSTRA QUANDO ELA CONHECEU O AMOR DA VIDA DELA , O HOMEM QUE A AJUDOU QUANDO CRIANÇA!!!

Coloquei acima esses dois trechos do filme para que possam ver como é bonito o filme, os dois estão bem resumido é já diz tudo sobre o filme e como vale apena assistir ou ler o livro MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA.

Espero que tenham gostado, pois tenho muito mais para mostrar a vocês, também é um filme muito triste que relata o assunto da 2ºguerra mundial, e um filme que vale apena assistir.
Pois estarei falando para você no próximo post que é o cemitério dos vagalumes além do filme existe também o desenho realmente e muito triste , eu estou postando para mostrar que nem tudo ´[e um mar de rosas, que não é só passeio e diversão e que tem muita tristeza nesse país!!!
Bjs a todos até o próximo post...
W.E.C.D.S.