sexta-feira, 6 de setembro de 2019

MUSEU MEMORIAL DA PAZ DE HIROSHIMA




A  muitos anos atrás eu sempre quis conhecer o japão, então as coisa se apertaram no brasil e acabamos vindo para o japão que era a única solução ,pois então eu queria saber tudo sobre esse país que é muito lindo e cheio de histórias.
Tem muita história o japão algumas triste outras não, mas infelizmente aqui no japão, existe várias, histórias, pois além de tsunami tem , terremoto e Taifu  infelizmente teve a segunda guerra mundial. onde muitos japoneses sofreram muito, e tiveram que ir embora de seu próprio país para não passar fome, e para poder  sobreviver em várias circunstância . 
Pois sempre gostei de histórias então a muitos anos eu queria conhecer a história de Hiroshima onde aconteceu a segunda guerra mundial, pois era um lugar muito longe, uma vez tentamos ir no feriado que teve aqui no japão mais não sei o que aconteceu, o navi do carro estava dando que iriamos chegar, no dia seguinte teria  que ficar viajando o dia inteiro e a noite inteira, pois como aconteceu isso, acabamos desistindo de ir até Hiroshima, e acabamos ficando em Osaka.
Pois dessa vez nesse feriado que passou , meu marido procurou direitinho o endereço do museu memorial da paz de Hiroshima , e deu mais ou menos uns 530 km. Dai ele resolveu ir mas não tinha hotel , estava tudo lotado, pois então acabamos desistindo quando de repente , surgiu uma vaga num hotel, e acabamos reservando.
Pois aconteceu que deu tudo certo e conseguimos um quarto e acabamos indo, viajamos horas de carro, por que eu moro do lado de Komaki , em Iwakura quase ninguém conhece.
Então acordamos de madrugada e fomos , uma viagem bem longa , e justamente quando chegamos em Hiroshima  estava tendo um festival de flores, não dava nem para estacionar o carro a cidade inteira estava lotada de festa , eu já cheguei amando por que eu adoro essas festa que tem aqui no japão !
Entramos no hotel para deixar as coisas e conhecer a cidade, estava lotado de estrangeiro todos de vários países . 
Então começamos a conhecer a cidade , uma cidade muito linda , eu na verdade imaginava uma cidade completamente diferente , mas a cidade e toda reformada  tudo lindo tudo moderno completamente diferente de como eu via em minha mente uma cidade cheia de história, mas em minha mente tinha uma diferença por causa da segunda guerra mundial, achava que a cidade tinha mais alguns lugares que tinha ainda algumas marcas da guerra, mas somente tinha a estrutura que ficou em pé da prefeitura de Hiroshima, somente essa parte ficou como patrimônio nacional, ficamos bem próximo do museu memorial da paz, antes de conhecer o museu decidimos conhecer o castelo e os lugares mais próximo pois foi uma visita rápida na verdade.
Deixamos o museu por último, por que eu falei eu prefiro conhecer por último por que todo mundo diz que era muito triste, pois se eu conhece logo que chegamos realmente não teria condições de conhecer o resto da cidade.
Pois conhecemos o castelo de Hiroshima e andamos de barca , foi muito legal, e tinha uma guia turística dentro da barca contando tudo em quanto demos a volta pelo castelo , colocou uma música de fundo muito bonita aquela músicas tradicionais japonesa eu adoro esses tipos de músicas e foi contando, tudo que aconteceu nesse castelo  foi um passeio bem interativo muito interessante ...
Então estava tendo matsuri , e então aproveitamos também essa parte do festival das flores, então chegamos na data certa o festival iria durar somente três dias, e tinha muitos turista  de vários países até alguns bem simpáticos .
Então chegou a noite e conhecemos o lugar a noite também muito lindo , no Museu Memorial da Paz estava tendo festa também , como a festa duraria três dias então deixamos para ver no dia seguinte. Mas a noite ao redor do memorial, tudo iluminado e também tinha como se fosse uma torre com velas e tinhas algumas pessoas acendendo as velas, e uma mesa enorme com muitas velas e vasinho de flores, realmente muito lindo .
Bom acordamos , fomos  tomar café e já estava pensando onde iriamos , bom decidimos ir até o museu memorial da paz.Estava lotado e tinha uma fila enorme para entrar, pois ficamos na fila
  E compramos os ingressos super baratinho 200 yen e a minha filha não pagou pelo fato de ser estudante , então quem tiver filhos que estudam eles tem entrada gratuita!

Logo que entramos tinha um relógio marcando o horário local e contando quantos dias que fazia que a bomba tinha caído.
Na entrada também tem, uns fone de ouvidos , que você poderá usar , mas cada fone você aperta o número da imagem que gostaria de saber o que estava escrito., bom somente tinha em , INGLÊS ITALIANO, FRANCÊS, CHINÊS, COREANO, mas não tinha em português isso me deixou muito triste, por que tudo que tinha no museu, estava escrito em inglês ou japonês, dava para intender algumas coisas, mas se tinha fone poderia ter em áudio português para os brasileiros que não saibam ler e também não entendem japonês, poder estar acompanhado , mas estava muito cheio algumas pessoas empurravam para poder ler o que estava escrito em cada parte tanto em alguns quadros ,nas simulações que tinham, alguns pertence  de pessoas achados no local durante a guerra.
Eu queria ver tudo , mas vou dizer para vocês e um lugar apesar de ter sido várias vezes reformado , muito trites, cada coisa que eu olha ou alguns pertence então nossa muito triste, e as fotos nossa eu quase chorei de tanta tristeza, tinha algumas partes , que tinha alguns escrito era como se fosse um computador, e a legenda era em português e também tinha em braile  (é um sistema de escrita e leitura tátil para pessoas cegas)E esses dizeres me deixaram muito triste , mas a frente eu vou esta escrevendo os dizeres para vocês,mas cada pessoas  todas machucadas e roupas que eu via , triciclo, fotos de crianças , fora algumas foto de pessoas muito queimada , realmente um senário muito triste, mas na minha cabeça o museu era mantido como antigamente, mas não foram reformado , mas mesmo assim tudo que tem la dentro e muito triste, infelizmente não tinha como agente entender tudo , mas alguma fotos já dizia tudo ,nem precisava de legenda o sofrimento tudo tão triste!
Tirei muitas fotos mas vou sem bem sincera as fotos são muito chocantes parece tudo real , tinha fotos de escolas, alguns videos mostrando como ficou a escola , e também outros lugares , vou postar todas as fotos e tentar , traduzir as legendas pois como estava lotado o museu então estava muito difícil de eu conseguir algumas fotos boas , mas acredito que algumas  vou poder aproveitar , e vou estar passando para vocês, e os dizeres também !

RELÓGIO DA PAZ


Esta torre do relógio exibe painéis com números e cogwheeis. O primeiro painel indica o números e cogwheeis. O primeiro painel indica o números de dias desde que a bomba atômica foi lançada em Hiroshima . O teste do painel inferior é realizado , o número de dias será redefinido para zero para melhorar a força do protesto de Hiroshima .
Os cogwheeis abaixo representam uma contenção virtual da aniquilação da humanidade .O conceito é o cogwheeis no topo rotaciona 100 vezes por minuto , mas apinará mais rápido se a terra mostrar sinais de estar em perigo , se atingir o cogweel imóvil no fundo , o relógio irá automaticamente auto-deduzir . A fim de impedir que os cogwheeis girem , devemos trabalhar para abolir todas as questões nucleares e buscar uma era coexistente entre a humanidade sem depender da força militar .
Mesmo eu estando preparada como já tinha dito muitas coisas, me deixaram arrasada, você acaba imaginando como foi triste o quanto foi sofrido e doloroso, é de uma tristeza enorme. Cada parte do museu tinha acessórios e objetos achados e estão na exposição do museu, pois cada objeto visto, você automaticamente imaginava ,a dor que todos estavam sentindo cada foto mostrada, cada peça de roupa rasgada , cada marca no corpo de todos que estavam , nessas foto que vou mostrar abaixo. 


EDIFÍCIO PRINCIPAL

Naquele dia , sobre as nuvens de cogumelo que subiam? No edifício principal são exibidos pertences das vítimas da bomba atômica , assim como fotografias e materiais mostrando a tragédia do bombardeamento o que aconteceu em Hiroshima , em 6 de agosto de 1945.


 DEVASTAÇÃO EM 6 DE AGOSTO

VITIMAS DA BOMBA ATÔMICA QUE SOFRERAM QUEIMADURAS 

Por volta das 11 horas da manhã , 6 de agosto A 2 .270 m do centro da explosão Senda - machi 3 - chome , no extremo oeste da ponte Miyuki 
FOTO :  De Yoshito Matsushige , arquivo do jornal Chugoku Shimbun


POLICIA  ESCREVENDO CERTIFICADOS DE DESASTRE



SOMBRA HUMANA NOS DEGRAUS DE PEDRA 

 ( foto de Yoshito Matsushige , arquivo do jornal Chugoku Shimbun )

A  260 m do centro da explosão , 1946 


¨AJUDE - ME ! ÁGUA POR FAVOR! ¨ 

Por favor uma criança se agarre ao peito de uma mãe fraca demais para se mover.
Outra mãe meio enlouquecida embalou seu pequeno filho.
Chamando o nome repetidamente e chorando.
¨Abra seus olhos ! Abra seus olhos!¨


DANOS DA RADIAÇÃO 


Irmão e irmã cujos os cabelos caíram, começo de outubro de 1945 Hospital da cruz vermelha de Hiroshima .

Senda -mach 1 - chome Hospital da cruz vermelha de Hiroshima por Shunkichi Kikuchi Cortesia de Harumi Tago .
Essa garota , Aiko ( 9 anos ) , e seu irmão mais novo , Toru ( 7 anos ), foram expostos á bomba em um prédio de madeira a 1.000 m do hipocentro.
Depois disso, eles foram ao ar livre e foram pegos na chuva negra, seus cabelos começaram a cair quatro ou cinco dias depois. Aiko perdeu o apetite e desenvolveu febre, sangramento pela gengiva e outros sintomas.
Ambos se recuperaram da fase aguda , mas adoeceram nos último anos , Toru morreu 4 anos após o bombardeiro aos 11 anos de idade , e Aiko morreu aos 20 anos após o bombardeio aos 29 anos de idade.

(foto de Shunkichi Kikuchi cortezia de Harumi Tago).

TRICICLO 

Higashi -hakushima-cho , a 1 500 m do centro da explosão 
( doado por Nobuo Tetsutani )



Sofrendo ferimentos graves e queimaduras graves em todo o corpo, capacete triciclo e metal a 1.500 m do hipocentro Higashi - Hakushima -cho Doado por Nobuo Tetsutani Shinichi Tsetsutani ( 3 anos , 11 meses).
Quarentena anos depois , Nobuo colocou este capacete de metal na cabeça de Shinichi e enterrou este triciclo junto com o corpo  de Shimichi nas costas .
Nobuo também perdeu suas filhas, Mchiko ( 7 ) e  yoko ( 1),que foram presas e queimadas sob os seus , os restos de Shinichi no túmulo da família.


Pertence de três alunos do ensino médio  a 900 m do hipocentro de Koami-cho
Os alunos do primeiro e segundo anos da Escola Municipal de Ensino Médio de Hiroshima estavam engajados na demolição de prédios .
A maioria deles morreu, estas roupas foram usadas por três dos alunos estudantes mortos no bombardeio .
Cada artigo transmite a profunda tristeza do pais que perderam seus filhos amados.

PERTENCES DE TRÊS ESTUDANTES DE ENSINO PREPARATÓRIO

A 900 m do centro da explosão 
Bonè e Cinto : doado por Kurakichi Tsuda 
Uniforme de estudante : doado por Shigeharu Fukuoka 
Polainas : doadas por Kiyo Ueda 






DA ESQUERDA PARA  DIREITA 

Eichi Tsuda (13), um estudante do primeiro ano, estava usando esse boné e cinto. Seu pai procurou Eichi apesar de seus próprios ferimentos e encontrou seu corpo perto da ponte de Temma antes do meio dia no dia seguinte .

Hajime fukuoka , o uniforme de estudante doado por Shigeharu Fukuoka, estudante do segundo ano Hajime Fukuoka ( 14 anos ) usava esse uniforme.Sua mãe procurou desesperadamente por ele, mas nunca o encontrou. Recebendo notificações de vários lugares, sua mãe pegou cinzas de cada um , mas não confirmou nenhuma como a dele . Esse uniforme trazido á família pelo o pai de um colega de classe que decifrou o nome do barel era o único traço certo de Hajime.

Masayuki Ueda  (12anos) , polainas de Masayuki Ueda doadas por Kiyo Ueda . O estudante de primeiro ano Masayuki Ueda usava essas polainas . Ele fugiu para a vizinha Fukushima -cho e foi salvo por morador da cidade. Seu pai e sua irmã mais velha procuraram desesperadamente por Masayuki, mas não souberam de seu paradeiro a tempo. Masayuki morreu em agosto e sem ver sua família novamente.



¨ÁGUA , POR FAVOR ¨




¨yuichiro e junko ¨

¨Pai, espere por mim! ¨


¨Eu não me importo de  ter acontecido isso comigo. Por favor ajude minha mãe!¨


¨Por favor ,dê isso a minha família  na ilha de Miyajima. ¨

A 1.700 m do hipocentro Yokogawa-cho 3-chome Estação Yokogawa Doado por Sayoko Funatsuki Kazuo Kijima ( 15 anos ) foi o aluno do terceiro ano da Sotoku Junior High School.
Sua perna estava presa sob um feixe do prédio da estação em colapso.
Kuraji Nishi , um policial, tentou libertar sua perna para tirar Kazuo, mas não conseguiu , o oficial Nishi disse a Kazuo : ¨Eu não posso te salvar . Por favor me perdoe¨. Kazuo respondeu : ¨Muito obrigado , oficial. Por favor , dê isso para a minha família na ilha de Miyajima¨, e entregue este caso para o oficial .
A estação logo foi engolida pelas chamas . No outono daquele ano, o oficial Nishi entregou este caso a família de Kazuo e contou-lhes sobre o seu fim . Depois disso, Sayoko , a irmã mais velha de Kazuo , não conseguiu conter as lágrimas toda vez que viu um incêndio. O fogo a faria pensar em seu irmão , que foi queimado vivo até a morte.


¨ Kioko brinca logo atrás. Sua mãe Fujino está à sua esquerda¨. A extremidade direita da fileira de trás é Kiyoto ¨Oh ... Kiyo - chan , estou tão feliz que você chegou em casa¨. 


¨Não importa o quanto ela está machucada , eu só quero que Masako volte para casa¨.


Ele estava segurando esse cinto com força.


Eles identificaram ela a partir desse crachá que de alguma forma não queimou .

Setsuko Fuijsawa 
Vestido achado a 750 m do hipocentro Shinsenba - cho Doado por Toshiko Fujisawa Setsuke Fujisawa ( 23 anos), foi exposta ao bombardeio em seu quartel - general. Seu corpo estava extremamente quente de febre e seus lábios estavam enormemente inchados. Mais tarde ela perdeu o cabelo, vomitou sangue e desenvolveu outros sintomas à medida que sua condição piorava . Setsuko morreu em 18 de agosto, depois de dizer ¨ADEUS¨ a cada membro da família que estava cuidando dela.
Ela usava esse vestido , que ela mesma havia costurado , na época do atentado.


¨Minha irmã implorou por ajuda, mas eu não podia fazer nada por ela!¨ ¨como isso pôde acontecer comigo ?¨

CUECA 
( quente eu estou quente )
¨Hot, I`m hot !¨
1.900 m  do hipocentro Matsubara-cho Estação de Hiroshima Doado por Ren Toaoda Hiroo Toada 2 anos usava essas calças quando a bomba explodiu .
Carregando nas costas de sua mãe , ele foi exposto ao calor por trás e sofreu queimaduras graves . Em uma estação de alívio , ele implorou: ¨Quente , eu sou quente! Água ! ¨sua mãe achava que não poderia dar a ele porque ouvira que a água potável o mataria .
Hiroo deu seu último suspiro ás 11 da noite .
Aquela noite História de Matsuko , a irmã mais velha de Hiroo ¨Eu deveria ter lhe dado água quando ele ansiava por isso ¨.Meu irmãozinho morreu antes dos olhos da minha mãe . Ele estava em uma idade adorável, apenas aprendendo a falar . Ela nunca se libertou da culpa.

FOTOS DE PESSOAS QUE FORAM IDENTIFICADA


Kosuke Inoue (12) , Mitsuko Kawamura (13 ) ,Akio Kwamoto ( 13), Itsuyoshi Kwamoto (13),  Yoshiko Kitamura (14)  Takeo Kono ( 14) , Akira Sakanoue (12), Toshinori Sasaki ( 14), Michiko Takenaka (16) , Akio Tsukuda ( 13 ), Masako Nakajima, Morito Nishisako (12), Naofumi Hino ( 13), Fumiko Hirokawa (13) , Mariko Fujii (13), Eiji Hori ( 13), Hideo Masuda , Takae Yagyu (13), ( nomes sem fotos : Osumu Igawa (14), Seiji Segawa(13), Yoshiko Marumi .


RELÓGIO DA PAREDE DA FAMÍLIA TOKUSO HAMAI 


RELÓGIO DE PAREDE 


Relógio de parede a 200 m do hipocentro Nakajima - hon - machi , Doado por Tokuso Hama . Este relógio foi escavado no dia seguinte do bombardeio das ruínas de uma barbearia, que era de Tokuso Hamai o doador. O relógio estava com as cinzas de sua família , Tokuso estava em segurança porque havia evacuado da cidade. No entanto , todos os membros da família  - pai Jiro (46 anos) , mãe Itoyo (35) , irmã mais velha Hiroko ( 14 anos , aluna do terceiro ano da Yasuda Girls High School ), e irmão mais velho Tamaso ( 12 anos, aluno do primeiro ano do Shudo Junior High School ), morreu em casa no bombardeio .
Deixando a sós no  mundo , a última lembrança de Tokuso sobre sua vida foi do dia anterior , quando seus pais  e sua irmã o visitaram em seu local de evacuação. 


Doação de Hiroshi Tsukuda , Naoe Tsukuda (17) , nutricionista e enfermeira de saúde pública foram expostas ao atentado e morreram em 23 de agosto. Estas são as notas sobre a condição médica de Naoe de 19 a 23 de agosto.

Esse dizer me chamou muita atenção , pois foi um chamado da alma, uma dor que só quem estava passando por todo esse sofrimento , essa tristeza , essa angústia , que muitos não fazem nem ideia do que realmente foi, nessa data que causou muito sofrimento para todas essas pessoas , que cada foto deixam um relato, um pedido de socorro ou uma despedida de quem nem pode se ver , ou ser achado em cada estrosos que sobrou durante esses bombardeio...

¨GRITOS D`A ALMA¨


¨A , dói, dói muito!¨
¨Que água quente!¨
¨Ajuda - me ! Mãe!¨
¨Não quero morrer...¨
¨Por que aconteceu isso comigo ?¨
¨Meu filho , onde você está?¨
¨Sinto muito , não posso te salvar ¨.
Cada um dos que pereceram e dos que sobreviveram, todos chamaram desde o mais profundo de seus corações .


VIVER

Vários tipos de adversidades esperavam àquelas pessoas que haviam sobrevivido ao bombardeio atômico .
Tiveram que seguir suas vidas suportando uma profunda dor de haver perdido seus entes queridos e sofrendo pelos traumas físico e emocionais .
  

Gruas de papel dobrados por Sadako Sasaki 

Guindaste de papel dobrados por Sadako Doados por Shigeo e Masahiro Sasaki No início  de agosto de 1955, Sadako ouviu falar de um velho ditado.
Dobre 1.000 guindaste de papel e seu desejo se tornará realidade: ela começou a dobrar guindaste de papéis em que seu remédio chegou e qualquer outro papel disponível dizem que ela dobrou 1.000 guindaste em menos de um mês.

EDIFÍCIO ESTE

No edifício leste  além das 3 áreas de exposição, com a ¨exposição introdutória¨, ¨os perigos das armas nucleares ¨e a ¨história  de Hiroshima¨, tem o espaço de vídeo de testemunhas da bomba atômica. Ainda , realizam exposições especiais no 1º andar e exposição de materias recém -chegados no andar B1.

3º ANDAR

EXPOSIÇÃO INTRODUTÓRIA

Cidade reduzida as cinzas imagens da área urbana de Hiroshima antes e depois do bombardeio são projetadas em maquete .

3º ANDAR
OS PERIGOS DAS ARMAS NUCLEARES

1 - DESENVOLVIMENTO E LANÇAMENTO DA BOMBA ATÔMICA

2 - AMEAÇA DE BOMBA ATÔMICA

3 - DA ERA NUCLEAR PARA A ABOLIÇÃO DAS ARMAS NUCLEARES

( foto de Shigeo Hayashi )

Hiroshima em ruínas

5 de outubro de 1945

VOU MOSTRAR AGORA TODO OS PERTENCES DAS VITIMAS ENCONTRADO !!!

Pois cada um desses pertences foram achados , e guardados para exposição , pertences de alunos de escola, enfermeiras, criança , adolescente , relógio de parde no marcando exatamente a hora que a bomba caiu, pedras, cinzas , cintos, dinheiro notas e moedas carteira, vários estrosos  e etc...

SEGUI TODAS AS FOTOS

CINTO DE COURO
A 1.200 m do Hipocentro Zakoba-cho Doado por Masaru Nanko Osamu Nanko ( 12 anos), aluno do primeiro ano da Primeira Escola Secundária da Prefeitura de Hiroshima , usava esse cinto quando a bomba explodiu.
Ele estava demolindo prédios , quando Osamu chegou em sua casa em casa , a maioria de suas roupas foram queimadas , e ele estava vestindo apenas de baixo .
Gravemente queimado em grande parte do seu corpo, sua pele descascada e estava pendurada , mas ele estava usando este cinto com força.
Ele morreu naquela noite com sua mãe e seu irmão mais velho de Osamu .
Minha mãe da casa gritando ,¨Osamu fimalmente chegou em casa!¨Ele estava apenas inchado , lembro-me de que o rosto e a cabeça queimados eram verde, mas a cueca, Osamu o cinturão eram um presente da Primeira Alta da Prefeitura .
Ele estava segurando firmemente .

DEMOLIÇÃO DE EDIFÍCIL

( AO LADO ESQUERDO DA TELA )
¨Demolição de edifícios¨ refere-se á demolição de edifícios para criar aceiros para evitar a propagação do fogo após ataques aéreos.
Um grande número de civis foi mobilizado da cidade de Hiroshima e até mesmo de cidades e aldeias vizinhas para trabalhos de demolição .
O trabalho foi realizado manualmente com serras e cordas , juntamente com os adultos e jovens estudantes que eram equivalentes aos alunos do primeiro e segundo ano do ensino fundamental e ensino médio feminino e crianças dos primeiros anos do ensino fundamental , também foram mobilizados .
Em 6 de agosto , um enorme projeto de demolição de edifícios estava em andamento no centro de Hiroshima .
Milhares de pessoas que trabalham ao ar livre foram diretamente exposta á bomba e mortas !
As áreas em vermelho na foto acima indicam os principais locais de construção de demolição em 6 de agosto .
Havia outros locais de trabalho também.
( AO LADO DIREITO DA TELA )

DEMOLIÇÃO DE PRÉDIOS DESENHADO POR YOSHIO HAMADA)

Principais obras de demolição de prédios em 6 de agosto 1 prefeitura de Nakajima-machi,  Tenjin-mach ,Zaimoku-cho , Nakajima-shin-machi Kako-machi , ( agora , Nakajima-cho, Kako-machi). 2 Ao redor de dohashi Sakai-machi, Dohashi-cho , Koami-cho, Funairi-machi . 3 Ao redor de prefeitura Zakoba-cho ( agora , Kokutaiji-machi , Fujimi-cho . 5 Ao redor de Hatchobori . 6 Ao redor de corpo de comunicação detelégrafo ( Minami- machi).


CALÇA CURTA CO CINTO

(Calças curtas com cinto doado por Yoshitada Mitsuda)

Temma-cho a 1.300 m do hipocentro Jiro Mitsuda ( 12 anos ) , aluno do sexto ano da Escola Elementar de Temma , estava a caminho da escola quando a bomba explodiu .
Ele sofreu queimaduras graves , com a pele pendurada no corpo, vestindo apenas aquelas calças e chorando , chegou em casa e encontrou a mãe desmaiada na entrada , coberta de sangue .
Ele implorou a um vizinho : ¨Eu não me importo com o que aconteceu comigo. Por favor , ajude minha mãe!¨.
Ele de alguma forma apagou uma fogueira no segundo andar de sua casa sozinho sua mãe foi salva , mas Jiro morreu de dor na manhã de 11 de agosto.

MANCHAS NEGRAS EM SUA CAMISA



Quando ele estava fugindo para o oeste, a chuva negra começou a cair, deixando manchas negras em sua camisa, casaco preto B 00 m do hipocentro Nshi-shinsmach Onateo ,por S e M Três dias após o bombardeio , Shizuyo o encontrou e o levou para casa.

CAMISA DE GINÁSTICA COM MANCHAS DE CHUVA NEGRA


Clube de ginásio com manchas de chuva negra 1.350m do hipocentro Higashi -Kan- on- mach Doado por Toyoko Matsumiya Nishi Girls High School Toyoko MaKubota ( então , 16 anos ) , estudante da Nishi Girls Hig Scool , foi exposta ao atentado a segundo andar do prédio da escola.
Ela estava presa sob o prédio da escola . Ela estava presa sob o prédio desmoronado, mas conseguiu se libertar e fugir par o campo de atletismo. Então , enquanto fugia par um abrigo antiaéreo da escola , ela foi pega na chuva negra . A chuva negra manchou sua camisa. 

FOTOS DE ALGUNS PERTENCEM ACHADOS!!!

















































































































BOLSA DE TECIDO E CAIXA PEQUENA


A 900 m do hipocentro Koami-ohe Donatby Eke Kawamk , no dia do bombardeio, Setsuko Ota primeiro ano na Aki Girls High School, levou a bolsa com ela no prédio dela demolido semanas atrás .Uma bomba explodiu e sua mãe procurou por ela a margem do rio com seus colegas de classe. Reencontrando  ao seu orite por água , sua mãe saiu para procurar alguns .Quando ela retornou , Setsuko e os outros tinham morrido .
Quando setsuto me pediu permissão para ir até a água , a respiração começou a degenerar ela  não conseguia mais respirar ! ¨E a partir dai todos acabaram mortos ¨. ¨Eu disse me desculpe!¨.

OMAMORI ( BOA SORTE)

(Doado por Akira Takayama Kyoshi )
 Takayama ( então , 41 anos ) estava na Marinha e estacionou na ilha de Etajíma no momento do bombardeio.
Ele entrou na cidade de Hiroshima para fornecer alívio e corpos cremados , perdeu o cabelo e desenvolveu outros sintomas .
Ele foi repetidamente hospitalizado por 20 anos e morreu em 1965. Ele carregou este omamori em todos os momentos , incluindo o tempo do bombardeio e o tempo de seu ataque e morte.


LANCHEIRA E GARRAFA DE ÁGUA



























( doado por Shigeko Onimen)

LANCHEIRA E GARRAFA DE ÁGUA

A 600 m do hipocentro Nakajima -shin -machi Doado por Shigedo Onimen . Shigeru ( 13 anos ) , aluno do segundo ano da Segunda Escola Secundária da Prefeitura de Hiroshima , foi exposto á bomba atômica e morreu em seu prédio local de trabalho de demolição .
Esta lancheira e garrafa de água queimada foram encontradas sob seus restos queimados e esqueléticos
 por sua mãe .
Na lancheira , havia uma porção de arroz e cevada , grãos de soja e batata ralada salteada .
Shigeru saiu de casa ansioso por Junch, mas nunca chegou a comê-lo.

FRAGMENTO DE MONPE


















Crachá deixados sem queima a 550 m do hipocentro Kobiki-cho Doado por Hiromi Kitajima Satako Kitajima ( 12 anos ) , aluna do primeiro ano da Primeira Escola Municipal de Meninas, estava usando esses itens quando a bomba explodiu .
Ela estava em seu local de trabalho de demolição de edifícios, seus pais a procuraram no dia seguinte ao bombardeio .
Vários dias depois , eles encontraram Satoko no local de trabalho entre o corpos queimados sem reconhecimento.
Eles a identificaram com esse crachá que de alguma forma não queimava .
As letras no crachá , legíveis na época, desapareceram Hiromi, o irmão mais velho de Satoko depois do bombardeio , minha mãe não falou muito , sorrisos desapareceram de seu rosto e ela estava teimosamente se afastando de todo entretenimento. Eu não gostava de sair mesmo que fosse convidada a viajar .

CAIXA DE MADEIRA




























De madeira bex thal transportado bolas de arroz de emergência . Esta caixa de madeira foi entregue a partir de Myauchi - ma Maaich Cty para ushin Tempe a City onde muitos tomaram euge . O condado de Saeki Hirosh 150 bolas de arroz.



Certidão de morte Doada por Tsuruko Kagawa ( 5 ) . Não sofreu ferimentos físicos evidentes, kinzo estava bem por um tempo. As manchas de sangue apareceram por todo o corpo . A morte foi exposta ao bombardeio em casa.





































Relogio de vidro derretido a 520 m do hipocentro

A casa do senhor Minoru Fujitsuka , que foi evirmão Tadao-kun idenciada na época do último dos pequenos navios de vidro , foi completamenete incendiada.
Meu irmão Tadao-kun ( 4 anos na época ), que sofreu do lado de fora , sofreu queimaduras por todoo corpo . Eu me tornei egoísta . O senhor Minoru ( 19 anos ) , que voltou ao trabalho em setembro, conheceu a morte de seu irmão mais novo e ficou chocado ao ver a mudança de Hiroshima .
Depois disso , um pequeno frasco de vidro derretia no calor do fogo do local da fábrica detintas na frente da casa . Real que viu isso disse: ¨Teria sido quente...¨

( ralador de cerâmica fundida e porcelana Doada por Shego Nagaoka)
Katoliang carbonizado 1 600 m do hipocentro Funari- saiwai-cho Doado por Masao Michida .
Masao Michida ( então , 37 ) armazenou rações de emergência no porão de sua casa .
Um abrigo antiaéreo  o Ralador armazenado no abrigo foi completamente carbonizado pelo incêndio de alta temperatura .

SAFE TAKAJO-MACHI SAKURA OKADA (39 ANOS)


Dirigia uma farmácia, ele morreu no bombardeio junto com sua esposa e dois empregados.
Encontrando este cofre nas ruínas queimadas, o irmão mais velho de Sakaru, Ichio , levou-o para casa junto com os restos mortais de seu irmão e sua esposa . O arroz , os documentos e papel moeda estavam carbonizados.


DESENHOS DE MACAS RETRANDO OS CORPOS


( coletando e criando corpos carbonizados)
( LADO ESQUERDO DA TELA )

Toshido Nakamura , 45 anos , que foi usado para trabalhar de assistência , entrou na cidade de Hiroshima do lado de fora como um líder da teoria de defesa com o propósito de ensinar . Eu uso essa boca , eu puxei o corpo da quantidade de silêncio. Gancho de fogo usado para operações de socorro em incontáveis corpos do rio

(Coleta e criação de corpos carbonizados na ruade bonde em Kamiya-ch . Manhã de 8 de agosto.
1945 Desenhado por Haruya Yokota A 300 m do hipocentro)

(LADO DIREITO DA TELA )

 Assentado por Shimo Miyoshi Setagae, que foi perseguido por uma máquina de sapato na frente da estação de Hiroshima. É um tecido da construção que transportou ( na ocasião 35anos ) ao hospital externo. O sr. sera morreu no dia 6 de agosto e o pano de Maconha Doado por Shigemi sera Kaname Sera (35) foi ferido nos correios em frente á estação de Hiroshima. Este pano veio da maca usada para transportar num hospital nos subúrbios . Morreu em 6 de agosto .

MACA PARA RETIRADA DOS CORPOS
































Garrafa de Fusões a 650 m do hipocentro Sakai-machi -2 chome Doado por Tamio Hoshino



O kaoliang carbonizado a 1600 m do hipocentro Funairi- saiwai-cho Doado por Masao Michida .
Masao Mishida ( então 37 anos) armazenou rações de emergência em um abrigo antiaéreo no porão de sua casa.
O kaoliang armazenado no abrigo foi completamente carbonizado pelo fogo de alta temperatura.
Garrafa de Fusões a 650 m do hipocentro sakai-machi 2 -chome Doado por Tamio Hoshino .
Bule de chá fundido e porcelana doados por Shng Nagaoka
Fusão fixo de pratos de idro do hyeerentee Harimaya cho

Pedaço fundido de pequenas garrafas de vidro a 1.800 m do hipocentro Matoba -cho Doado por Minoru Fujtsuka .Seu irmão mais novo Tadashi (4 anos ) foi exposto a bomba e seu irmaõ ao bombardeio, sofreu queimaduras em todo o corpo e morreu no dia seguinte .
Quando Minoru retornou em setembro , ele ficou chocado com a morte de seu irmão e a devastação total de Hiroshima.
Mais tarde , este pedaços  de pequena garrafas de vidros fundidas pelo fogo foi retirado das ruínas da fábrica de tintas na frente de sua casa .
Minoru viu e disse: ¨Deve ter sido quente como o inferno¨.

Frasco fundido no topo a 650 m do hipocentro Sakai-machi 2-cho
Agulhas de costuras fundidas .
Boneco de Fukusuke a 700 m do hipocentro , esta boneca estava na casa dos doadores em Nishi-cho .
O fogo deixou sua marca na fuligem e na forma de fumaça .


O kaoliang carbonizado ( bebida japonesa feita a partir do mosto de arroz)   Doado por Masao Mishida
( Masao Mishida 37 anos ) armazenou rações de emergência em um cargueiro de ataque aéreo no porão de sua casa .
O kaoliang armazenado no abrigo foi completamente carbonizado pelo fogo de alta temperatura .


METAL FUNDIDO E OUTROS DETRITOS
Este é um pedaço derretido e fundido pela conflagração após o bombardeio














































( Foto de Toshio Kawatada cortesia de Yoshio Kawamoto )
Viga encontrada a 300 m do hipocentro 
As setas mostram as áreas deformadas pela explosão.
A explosão se recuperou da superfície da água, levantando poderosamente a calçada de concreto ao longo do lado norte da ponte Aioi.
Calçada da ponte Aioi levantada pela explosão .

BICOS DA FONTE


A 160 m do hipocentro Sarugaku-cho , este são os bicos da fonte que ficava no pátio do salão de promoção industrial da prefeitura de Hiroshima ( agora Cúpula da bomba).





































Keisu ( sino budista a 450 m do hipocentro de Zaimoku-cho )
O sino estava em frente ao altar budista no templo de Anrakuin. A família Onishi perdeu cinco dos oito membros, incluindo o sacerdote principal  Mitsuzen Onishi ( 42 anos ) e sua esposa.

LAPIDE EXPOSTA

CORPO MORTO NAS RUÍNAS

( foto de Statsuo Nakata) ( Agência Notícias Domei)
10 ou 11 de agosto 700 cortesiade Kyodo News A 800 m do hipocentro Moto-mach Near West Drill Ground



Aos raios de calor , a superfície foi queimada, revelando a pedra interna esbranquiçada ,enquanto as seções sombreadas permaneciam escuras.


ESTANDES DE FLORES

Estandes de flores a 370 m hipocentro de Zaimoku-cho .Estas bancadas de flores ficavam em frente ao salão principal do Templo Dempukuji.
Expostos aos raios de calor , os cristais de quartzo superfícies queimaram , revelando a pedra interna esbranquiçada.
Os restos mortais do sumo sarcedote Shodo Suuki (55 anos ) e sua esposa Yoshiko ( 48 anos ) foram encontrados nas ruínas queimadas.

VIGAS DE FERRO DOBRADAS

A 300 m do hipocentro doe Fukuro-machi .Esta  estrutura do ferro último andar do edifício de Hiroshima Fukoku foi muito dobrada e desgastada pela poderosa exploxão.
Interior do sétimo andar do edifício Hiroshima Fukoku , foto por U.S . coleção de militar dos arquivos nacionais dos EUA e da Administração de Registros.

PAREDE DE TIJOLO LEVANTADA


CHIGIYA-CHO É CHAMINÉ


Do lado esquerdo a chaminé que não desmoronou no hipocentro Chigiya-cho é chaminé conerete reforçada pertencia a uma cervejaria demolho de soja posou para explosão poderosa,depois do raio foi dobrada mas continuou em pé .
A chaminé em pé na planície queimada foto por Takashi Saeki
( Agência de Notícias Domei ) Cortesia da Kyodo News .
A chaminé da cervejaria fica no canto inferior direito.

TABULETA DE TRATAMENTO


Tabuleta de tratamento de Meados de outubro de 1945 2.800 m do hipocentro Onaga-machi foto de Shunkichi Kikuchi Cortesia de Harumi Tago. Falta de tratamento eficaz para sintomas, como perda de cabelo e manchas de sangue em corpos , levou a pessoas usando vários tipos de remédios populares .
O tratamento com moxa também foi um desses remédios.

FOTOS DE PINTURAS 

ESSES DESENHOS MOSTRA O SOFRIMENTO DAS PESSOAS QUANDO A BOMBA ATÔMICA CAIU 

MEUS CABELOS ESTA CAINDO



Desenho por HatsueTakeda logo após o bombardeio, Hatsue Takeda ( então 15anos) sangrou muito o nariz e ficou inconsciente com febre alta por vários dias. Seu cabelo começou logo depois que ela perdeu todo o cabelo. Ela passou dias chorando por cima do cabelo e usava um capuz até voltar a crescer.

PESSOAS FUGINDO DA CHUVA NEGRA


( Comentário do Artista )
Pessoa fugindo da chuva negra por volta de agosto de 45 a 4250 m do hipocentro Nogo-machi
Vista dos subúrbios 6 de agosto de 1945, 8.000 m do hipocentro Kan-non Village, no distrito de Saeki Desenhado por Gitai Harada . Em pouco tempo, pingos de chuva negros começaram a tomar banho de nuvens .
Eu pensei : ¨Pingos de chuva realmente caem das nuvens ¨.

PESSOAS MORTAS


Logo na primeira foto pessoas  mortas em um cisterna de incêndio a 1.300 m do hipocentro rua em Temma-cho desenhado por Akira Onogi.
Logo na segunda foto cadáveres flutuando no rio Cedo de manhã de 7 de agosto a 1.300 m do hipocentro .
A montante da ponte Yokogawa Desenho por Kenichi Nakano.

DESENHO DE CHAMA DO FOGO 



MEU IRMÃO MAIS NOVO MORREU VOMITANDO SANGUE .


31 de agosto de 1945, em casa em Koyaura, Saka-cho , condado de Aki Desenhado por Masato Yamashita Atsumu , Yamashita ( 20 anos ) , irmão mais novo de Masato que desenhou este quadro, estava demolindo prédios quando a bomba explodiu. Ele se recuperou de ferimentos suficientes para andar , mas por volta de 25 de agosto começou a sangrar pelo nariz . Seu cabelo começou a cair e manchas de sangue apareceram por todo o corpo. Ele morreu vomitando sangue em 31 de gosto . Ele estava consciente e lúcido até o fim.

DESENHO DE PESSOA TENTANDO SAIR DO LOCAL 


DESENHOS DE PESSOAS DERRETENDO SOBRE O FOGO QUENTE 


DESENHOS DE PESSOAS E FOTOS DE FERIDOS

MULHER COM QUEIMADURAS

( Foto acima por Sede da Marinha do Exército coleção Shogo Nagaoka)
Cadávers ficaram vermelhos, azuis e púrpura 8 de agosto ( desenhado por Toshiko Kihara)

 NA QUELE DIA, O QUE HOUVE  SOB AS NUVENS DE COGUMELO QUE SUBIAM

SEGUE ABAIXO TODAS AS FOTOS DA DESTRUIÇÃO DO DIA 6 DE AGOSTO 


NUVENS DE COGUMELOS
( EXPLOSÃO)




DESTRUIÇÃO RUÍNA
TODAS AS FOTOS 

EM SEGUIDA SEGUI AS FOTOS DE TODAS AS VITIMAS DESSA BOMBA ATÔMICA



































REALIDADE DA BOMBA ATÔMICA

SOCORRO , DOR , SOFRIMENTO, TRISTEZA , PESSOAS FERIDAS





Pessoas caminhando na cidade 9  De agosto, 1.400 do hipocentro Hashimoto - cho foto de Yukio Kunihira Cortesia de The Mainichi Newspapers .
A radioatividade permaneceu no solo mesmo após a radiação do bombardeio prejudicar aqueles que entraram na cidade para procurar parentes ou participar de atividades de socorro.

BARRACAS DE SOCORRO


FOTOS DAS VITIMAS DA BOMBA UM CENÁRIO DE MUITA TRISTEZA E SOFRIMENTO





MÃE E FILHA VITIMAS DA BOMBA ATÔMICA 


( foto ao lado esquerdo da tela )

Yoncko, a mãe (31 anos), estava em casa e não sofreu nenhum ferimento físico .
Ela foi inicialmente capaz de cuidar de sua filha ferida. Yoko, mas ficou doente cerca de um mês após o bombardeio.
Manchas de sangue apareceram por todo o corpo dela , suas gengivas sangraram e ela morreu em 14 de outubro.

( foto direita da tela )

Yoko ( 12 anos ) estava na 6 sexta série no ensino fundamental.
Ela experimentou a explosão da bomba em casa. Presa sob uma geladeira caída, ela sofreu uma grave lesão na perna . A ferida expôs o osso e ficou infestada de vermes. 
Seu cabelo caiu e ela morreu no dia 3 de novembro.


QUEIMADURAS PELO CORPO TODO 




BEBÊ VITIMA DA BOMBA ATÔMICA COM QUEIMADURAS 






SOLDADO COM ¨SPOTS OF DEATH 

( Foto por Gonichi Kimura)
3 de setembro de 1945 Ujina-machi Ramo do Primeiro Hospital do Exército de Hiroshima . Este soldado de 21 anos experimentou a bomba em uma casa de madeira a cerca de 1.000 m do hipocentro . Em 1 de setembro , suas gengivas começaram a sangrar persistentemente e manchas de sangue proliferaram em todo o seu rosto e parte superior do corpo.
Sua consciência ficou incerta no dia 2, e ele morreu á noite no dia 3 , pouco depois de a foto ter sido tirada .

VITIMAS COM QUEIMADURA PELO ROSTO TODO




CADÁVER NAS RUÍNAS


( foto de Takeshi Saeki) ( Agência de Notícias Domei) Cortesia de Kyodo News

Parte de cima da foto: Corpo morto nas ruínas 10 a 11 de agosto de 700 Satsuo Nakata ( Agência de NotíciasDomi) Cortesia 800 m do hipocentro Moto-machi Near West Drill Ground.
Parte de baixo da foto: Cadáver nas ruínas 10 a 17 de agosto a 500 m do hipocentro Moto-machi Near West Drill Ground .


(ABAIXO)
A oitava cirurgia 957 Senda-mach 1- thome Hiroshima Amic-m Sobreviventes H Phob
Esta mulher foi operada pra remover quelóides da bochechas  esquerda e enxertar na pele macia e normal de sua coxa foi sua oitava cirurgia .

VITIMAS DA BOMBA ATÔMICA 


CORPOS DE PESSOAS 


LÍNGUA DE SOLDADO COM MANCHA DE SANGUE ( RÉPLICA)



A 1000 m do hipocentro cortesia: Instituto de Pesquisa da Universidade de Hiroshima para Biologia de Radiação e Medicina .
Um soldado de 22 anos experimentou a explosão de uma bomba dentro de casa e sofreu ferimentos .
Em 20 de agosto , seu cabelo começou a cair e manchas de sangue apareceram por todo o corpo . Suas gengivas e garganta estavam inchadas e ele tinha febre alta persistente. Ele morreu em 8 de setembro . As manchas pretas nesta língua são as manchas de sangue .

¨SOLDADO SANGRANDO DA LÍNGUA , 1945 SHOGO NGACKA COLLECTION¨

(RÉPLICA)



PESSOAS AJUDANDO A SOCORRER OS FERIDOS

MENINO SENDO TRATADO DE QUEIMADURAS

( foto de Hajime Miyatake Cortesia : The Asahi Shimbun Company)

9 A 12 de agosto de 1945 Senda-machi 1-chome Hospital da Cruz Vermelha de Hiroshima

MULHERES CUIDANDO DOS FERIDOS

( foto do Quartel General da Marinha do Exército Cortesia de Keisuki Misono )

Por volta de 7 a 20 de agosto de 1945 Primeira Escola Primária Municipal de Dambara-yamasaki-cho .
MÃE E FILHA

( foto por Shunkichi Cortesia de Harumi Tago Ivine no)
Que receberam tratamento em uma estação de alívio Meados de outubro de 1945, Oshiba-cho Escola Básica Oshiba

TODAS AS VITIMAS DA BOMBA ATÔMICA 


TRABALHADOR DE RESGATE 

( foto de Hajime Miyatake Cortesia de The Asahi Shimbun Company)

Alimentando uma menina á mão 9 a 12 de agosto de 1945 , 920 m do hipocentro Kami-nagarekawa-cho .
Em frente ao Nippon Kangyo Bank Hiroshima

SUPRIMENTOS DE SOCORROS

( foto de Yukio Kunihira Cortesia de The Mainichi Newspapers)
Entregue ao governo provisório da Prefeitura em 9 de agosto de 1945 , a 1.210 m do hipocentro da delegacia de policia shima-yanagi-hirshima  Leste .


PESSOAS QUE ENTRAM NA CIDADE

( foto deMitsugi Kishida Cortesia deTeppei Kishida)

Para ajudar de 7 a 9 de agosto de 1945 a 260 m do interseção do próximo centro de Kamiya-cho do hipocentro .
ESQUELETO DOS MORTOS 



NA MANHÃ DE 6 DE AGOSTO

Milhares de estudante foram expostos á bomba atômica enquanto se engajavam em construir um trabalho de demolição do lado de fora .
Sofrendo queimaduras graves, eles morreram de dor e agonia.

TEMPESTADE DE FOGO

Um fie intenso engoliu a cidade e seu povo abominou a pista do dia inteiro .
Aqueles incapazes de rastejar para fora sobe fogos de artifícios eram  queimados vivos.

A BOMBA ATÔMICA

A bomba atômica destruiu o sistema de socorro da cidade de hiroshima e as funções do governo da província foram perdidas, e a comunicação e o transporte ficaram paralisados. Apesar da turbulência , os militares , incluindo o Quartel General da Marinha do Exército ( comumente conhecido como Corpo Akatsuki), médicos sobreviventes e policiais assumiram a liderança para realizar esforços de liderança junto ao bombeiro.

UMA ÚNICA BOMBA ATÔMICA

Matou indiscriminadamente dezenas de milhares de pessoas,perturbando profundamente e alterando a vida dos sobreviventes.
Através de pertences deixados pela vítimas, artefatos com bombas atômicas, testemunhos de sobrevivente da bomba atômica e materiais relacionados , o Museu Memorial da Paz de Hiroshima transmite ao mundo os horrores e a natureza desumana das armas nucleares   e espalha a mensagem ¨Não mais Hiroshima¨.

CHAPA GALVANIZADA SOPRADA PELA EXPLOSÃO NO TELHADO DO EDIFÍCIO

PAREDE DE TIJOLOS E PERSIANAS DE FERRO 

Parede de tijolos e persiana de ferro do depósito de roupas do Exército a 2.670 m do hipocentro de Deshio-cho .
O topo da muralha foi erguido pelo violento tremor do chão.
As venezianas foram dobradas pela explosão.

SEUS CABELOS ESTAVAM QUEIMADOS E CRESPOS

( fonte : Cultura da Paz)
Seus rostos, braços, costas , pernas , seus corpos inteiros estavam gravemente queimados.
Bolhas haviam estourado e folhas de pele queimadas desprendiam delas como trapos .
A cena através do meu visor foi borrada pelas lágrimas que escoriam pelas minhas bochechas .
Isso era o inferno.

PERMANECE ESCAVADO

Sete anos após o bombardeio 30 de julho de 1952 Saka-cho, condado de Aki Cortesia de The Chugoku

CADÁVERES REUNIDOS

( foto: de Hajime Miyatake Cortesia de The Asahi Shimbun Company)
Para a cremação nas ruínas 9 a 12 de agosto de 1945, 750 m do hipocentro Horikawa-cho

DURANTE AS FOTOS ACIMA ESTÃO !
História de Hiroshima
Hiroshima durante a guerra 
Recuperação de Hiroshima e os diversos apoios por um mundo de paz 
Pessoas envolvidas de restauração de faixas de linhas de comboio em outubro de 1945.
Tabela de mídia 
Dispositivo de grande porte para pesquisa de informações com ecrã táctil
Mensagem de paz 
Projeções das mensagens dos ganhadores do Prémio Nobel da Paz que visitaram o Museu 


DEMAIS EXPOSIÇÕES E GUIAS 

1º ANDAR 

SALA DE EXPOSIÇÃO ESPECIAIS
Complementando a exposição permanente, exposições especiais são realizadas para aprofundar a compreensão sobre a bomba atômica e a paz.

1º ANDAR AUDITÓRIO DE VÍDEO 

São projetados documentários sobre a bomba atômica. Nos idiomas japonês e inglês.

ANDAR B1 

SALA DE EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA 
Exposição de itens recém doados.
dependendo da época, poderá estar fora de exposição.

ANDAR B1

BIBLIOTECA 

Materiais relacionados á bomba atômica ou á paz estão disponíveis ao público.
O computador pode ser usado para pesquisar o banco de dadosda paz e a internet para obter mais informações.
Horário de funcionamento: das 9:00 as 17:00

1º ANDAR 

LOJA DO MUSEU 

Além de livros relacionados com bomba atômica e a paz , também temos emblemas , chaveiros, cartões postais, DVDs, camisetas, mini toalhas e outros.

GUIA DE ÁUDIO ( 400 yen)

Disponível n a entrada, Edifício Este 1ª andar 
O equipamento explicativo é emprestado a quem visita a exposição permanente .
Nos idiomas japonês, inglês, chinês, coreano e francês.

VOLUNTÁRIOS DA PAZ DE HIROSHIMA ( gratuito)

Solicite ajuda no guichê de informações , Prédio Este 1º andar, das 10:00 as 14:00 
Explicações sobre o museu e o parque Memoril da Paz. Nos idiomas japonês e inglês 

CONVERSA COM SUCESSORES DA HERANÇA DA BOMBA ATÔMICA ( gratuito)
Conversas programadas com sucessores da herança da bomba atômica.
Nos idiomas japonês e inglês.

TRAJETÓRIA DO MUSEU MEMORIAL DA PAZ

1945, 6 de agosto 

A bomba atõmica explodiu a uma altura de 600 metros acima do centro de hiroshima deixando a cidade em ruínas.

1949 agosto

Promulgação da ¨Lei de Construção da Cidade Memorial da Paz de Hiroshima ¨
Setembro
Instalação da ¨Sala de Exibição de Material de Consultas sobre a Boma Atômica¨no Salão Público Central de Hiroshima, onde foi iniciada a exposições pública de materiais afetados pela bomba atômica

1952 março 

A cidade de Hiroshima determina o plano da Construção da Cidade Memorial da Paz Hiroshima .

1955 junho

Inauguração do Salão Memorial da Paz
Agosto 
Inuguração do Museu Memorial da Paz

1958 abril a maio 

Realização da ¨Exposição de Reconstrução de Hiroshima¨no Museu Memorial da Paz e arredores 

1975

Exposição renovada junto a primeira grande reforma devido á deterioração do prédio e dos materiais

1991 agosto

Início da exposição com maquetes de grandes porte e equipamentos audiovisuais, introduzidos  junto a segunda grande reforma .

1994 agosto 

Reconstrução do Salão Memorial da Paz para melhoria d capacidade de exposição e armazenamento , assim como do local para aprendizagem d paz , sendo reinaugurado como ¨Edifício Leste do Museu Memorial da Paz¨.

2006 julho

Designação do edifício principal como património cultural de grande importância nacional, sendo a primeira construção pós segunda guerra mundial a ser tombada.

2012 novembro

Inauguração da ¨Schmoe House¨como instalação anexa para exposição , localizada em Eba-nihommatsu , Naka-ku , cidade de Hiroshima.

2014 março 

Início das obras de manutenção do edifício principal , devido avanço da deterioração deste ,e da renovação geral da exposição permanente .
Fechamento da sala de exposição permanente do edifício leste.

2017 abril

Reinauguração do edifício leste, com exposição conjunta de maquetes e imagens e instalação do dispositivo de grande porte para pesquisa de informação com ecrã táctil.
Fechamento do edifício principal .

2019 abril
Finalização das obras de renovação do edifício principal e reinauguração total.


INFORMAÇÃO 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

(Última entrada do museu 30 minutos antes do horário de encerramento)
de março a julho: das 8:30 as 18:00
Agosto: das 8:30 as 19:00 ( 5 e 6 de agosto encerra ás 20:00)
de Setembro a Novembro: das 8:30 as  18:00
de Dezembro a Fevereiro: das 8:30 as 17:00 
dias de encerramento: 30 e 31 de dezembro 

Admissão

adultos - individual 200 yen ( grupos para 30 pessoa ou mais 160 yen) 
Estudante do ensino Secundário - individual 100 yen ( grátis para 20 pessoas ou mais 
Estudante do ensino Preparatório  grátis 


65 anos ou mais : 100 yen com apresentação do passaporte 

GUIA DE EDUCAÇÃO PARA A PAZ 
Materiais par exposições sobre bombas A e estudos de paz estão disponível para empréstimo . ( fotos de bombas atômicas pintadas por ciddãos, painel de fotos , cartaz, vídeos , DVD, etc.)
Realizamos palestras sobre experiência de bombardeamento atômico por vítima de bombas atômicas gravadas para crianças e estudantes que visitam Hiroshima em viagem escolar.

ACESSO E MEIOS DE TRANSPORTE : CERCA DE 20 MINUTOS DESDE A ESTAÇÃO JR HIROSHIMA
DE AUTOCARRO :
Da saída sul, apanhe um autocarro desde JR Hiroshima para Yoshijima ( plataforma 4, Rota 24 )e desça em Heiwa-Kinen - Koen ( parque memorial da paz ) 
Da saída de shinkansen-Guchi, apanhe um autocarro de loop ( Hiroshima meipuru-pu) e desça em ( Heiwa-Kinen-Koen ( parque Memorial da Paz ) .
De comboio: 
Apanhe um comboio para o porto de Hiroshima ( Ujina) via Kamiya-cho e desça em Fukuro - machi ou Chuden -mae .
Apanhe um comboio para Eba ou Miyajima-guchi e desça em Genbaku-domu-mae .

DIAS ATUAIS 
Hoje a cidade está muito moderna , muito diferente do que eu imaginava, eu pensava que a cidade teria mais, lugares afetado pela bomba atômica , mas não somente existe a antiga prefeitura de hiroshima onde foi que a bombo explodiu e virou patrimônio nacional .
Pois além da cidade ser diferente do que imaginava ainda tive a sorte de pegar a cidade em festa, estavam comemorando o dia das flores, foi um festival muito bonito, tinha várias barracas de comidas e bebidas também, tinha muita música e desfile também.
Tinham música e dança havaiana, muito bonita as danças e as músicas também !!!

pois antes de conhecer o museu eu resolvi conhecer a cidade pois gostei muito de tuo que vi na cidade histórica , para quem quiser visitar vão gostar, temos a impressão da cidade ser bem velha , bom eu pelo menos imaginava , mas não muito pelo contrário e bem atualizada, e bem diferente do muita gente pensa.
Eu mesmo me enganei com o que pensava , mas gostei muito da cidade...
Mas na verdade eu fui mas preparada para visitar o museu pois dizem que era muito triste... Bom eu imaginava museu também de uma forma , mais antigo , mas muito pelo contrário ele e praticamente novinho, mas mesmo assim por fora ainda tem lugares que estão reformando.
Eu fui psicologicamente preparada , para entrar no museu, pois realmente e muito triste tudo que eu vi , e presenciei dentro do museu as frases , as fotos a simulação da bomba caindo, vídeos de pessoas tratando os feridos as vitima todas queimadas, e alguns pertences, fora todo os relatos de cada foto, e pretense que eu vi e li, me deixaram muito ,mas muito triste mesmo.
Dai você pensa como um ser humano pode fazer uma coisa dessas , com pessoa inocentes, crianças e bebês , adultos e idoso, gritando por socorro, gritando por ajuda e gritando de dor, as fotos de bebês todos queimados , e muitos dessas fotos foram pessoas que foram mortas durante essa explosão , pois realmente muito triste , tudo que você lê , e vê, da uma vontade imensa de chorar , você praticamente se imagina numa situação dessa , sem mesmo você querer pensar, pois e um cenário muito triste , eu fiquei muito emocionada com todos os relatos e sofrimento e dor ,de pessoas que nm pode reconhecer os corpos de seus entes queridos, tanto pais e filhos, ambos a procura um dos outros, e de chorar .
E só conseguiram identificar alguns materiais , ou alguns pertences que acharam, muitos das fotos que eu postei nesse post, foram fotos que tirei dentro do museu , e todas as fotos foram doados, assim como pertence e fotos das vitimas, algumas pinturas feitas , também mostra a dor de todos que passaram por tudo isso, a maioria das pessoas foram praticamente queimados vivos, peles desgrudando do corpo, segundo as fotos e os escritos que eu li , pessoas que começaram a sangrar a gengiva , e manchas pela pele ,cabelos caindo , e de ficar chocado com toda a situação ,e praticamente form poucos os sobreviventes , e os que sobreviveram a essa tragédia nunca vão esquecer essa data e essa tragédia terrivel .
Hoje o museu esta bem reformado e por fora do museu tem vários passarinhos chamado Tsuru , dizem que se tiver 1.000 tsuru você pode fazer um pedido e seu pedido pode ser realizado !!! 
pois então na praça do museu e bem bonito cheio desses pássaros, e também tem uma torre com velas , durante a noite fica tudo iluminado com as velas acessas , e também tem uma mesa enorme com velas e vasos de flores , tudo feito com garrafas , e desenhados por crianças tudo muito lindo !!! 
segue abaixo a foto da antiga prefeitura de Hiroshima de 1945! 












TSURU TODOS CHEIO DE FLORES 
E A NOITE FICA TUDO ILUMINADO COM VELAS UM CENÁRIO MUITO BONITO 

POR ÚLTIMO TEM O TELEFONE E O SITE PARA QUEM QUISER CONHECER O MUSEU MEMORIAL DA PAZ!






A NOITE














MUSEU MEMORIAL DA PAZ DE HIROSHIMA 
hpp://hpmmuseum.jp/
1-2 Nakajima-cho Naka-ku , Hiroshima 730-0811
Telefone:082-241-4004
Fax: 082-542-7941

E AQUI TERMINA O MEU POST !!!
VISITE A PÁGINA E ME SIGAM NAS REDE SOCIAIS 
TEM MUITAS NOVIDADE E CURIOSIDADE 
VOCÊ QUE GOSTA DE CURIOSIDADE E HISTÓRIA VÃO ADORAR A MINHA PÁGINA!
#WALSALLES
#FACEBOOK:WALSALLES
#INSTAGRAM@WAL_SALLES
#PÁGINADOFACEBOOK:VIVENDOEAPRENDENDOCOMWALSALLES
YOUTUBE: VIVENDO E APRENDENDO COM WAL SALLES


W.E.C.D.S.