quarta-feira, 3 de abril de 2019

O SIGNIFICADO DO SAKURA

Flor de cerejeira significa a beleza feminina e simboliza o amor , a felicidade , a renovação e a esperança.
É uma flor de origem asiática, conhecida como ¨Sakura¨, a flor nacional do japão ,e estão documentadas mais de 300 variedades de cerejeiras.
O início da floração das cerejeiras marca o fim do inverno e a chegada da primavera .
São aguardadas com ansiedades pelos japoneses , que organizam em todo o país diversas festividades em torno do ¨Hanami ¨( ato de contemplação das cerejeiras em flor que deixam a paisagem deslumbrante ).

FLOR DE CEREJEIRA SIMBOLIZA O AMOR 


Uma lenda conta que a palavra ¨Sakura¨surgiu com a princesa Konohana  Sakuya Hime , que caiu do céu perto do Monte Fuji, tendo se transformado nessa linda flor.
Também existe uma crença que o cultivo de arroz poderá ter originado a palavra , tendo em conta que ¨Kura ¨era o depósito onde esse alimento ( visto por muitos japoneses como uma oferta divina ) era guardado .
KONOHANA SAKUYA HIME
Os samurais , os guerreiros japoneses , eram grandes apreciadores da flor de cerejeira. Desde aqueles tempos , passou a estar associada á enfermidade da existência humana e ao lema dos samurais : Viver o presente sem medo.Assim , a flor de cerejeira está também associada ao código do samurai, o Bushido .
A cerejeira fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento , pois o tempo passa rápido e a vida e curta.

A MAIOR LIÇÃO DA CEREJEIRA É APROVEITAR A VIDA , POIS O TEMPO PASSA RÁPIDO E A VIDA E CURTA 
A popular tatuagem da flor de cerejeira é uma alusão á fugacidade da vida e que por isso temos que apreciá-la e aproveitar cada momento ao máximo , lembrando que assim como a flor da cerejeira é levada pelo vento em pouco tempo , a nossa vida também pode terminar abruptamente .
Esta forma de viver era muito característica dos samurais.
MOKU HANGA 

É uma flor muito desenhada no ¨Moku Hanga ¨, uma arte japonesa tradicional semelhante á xilogravura , em que a madeira serve de matriz para impressão de gravuras e estampas japonesa .
A flor de cerejeira também é muito popular na arte tradicional de dobras específicas em papel , cria objetos e animais . Uma flor de cerejeira em Origame representa uma junção de dois aspectos fundamentais da cultura japonesa .
O fruto da cerejeira , é considerado o maior símbolo de sensualidade, erotismo e sexualidade, principalmente pela cor vermelha intensa .


FACEBOOK: WAL SALLES 
PÁGINA DO FACEBOOK: VIVENDO E APRENDENDO COM WAL SALLES
BLOG : VIVENDO E APRENDENDO COM WAL SALLES
INSTAGRAM : @WAL_SALLES

W.E.C.D.S.