domingo, 17 de maio de 2015

120 ANOS DE AMIZADE ENTRE BRASIL E JAPÃO!!!




No dia 5 de novembro de 1895, foi assinado em Paris, o tratado de Amizade, de comércio e de  Navegação, entre o Brasil e o Japão. Representou o Brasil o ministro plenipotenciário, Gabriel de Toledo Piza e Almeida, pelo Japão, assinou o também ministro plenipotenciário, Soné Arasuke Jushu. O site do Ministério das Relações Exteriores do Brasil traz a íntegra o documento.

Certamente, ao longo desses 120 anos desde a assinatura do acordo, vendemos muito café  e soja, e importamos eletrônicos e tecnologia, mas a parte mais importante desse intercâmbio foram as pessoas que emigraram e imigraram.
Tivemos, a partir de 1908, a imigração, que transferiu mais de 250 mil japoneses para o Brasil. Por outro lado, o movimento dekassegui , na fase áurea da década de 90, chegou a manter mais de 350 mil brasileiros trabalhando no Japão. Em ambos os casos, os migrantes pretendiam inicialmente retornar ao seu país de origem, mas muitos acabaram se adaptando no novo país.


O DEKASSEGUI É UM HERÓI !!!

Shinichi Nakanishi , presidente da Associação das famílias de Emigrantes de Ishikawa, órgão que congrega os familiares dos que estão morando no exterior, afirma que as pessoas que saíram do japão para fugir da recessão econômica, da superpopulação e da falta de alimentos são heróis.
Isso porque, ao deixarem o país, permitiram que as pessoas que ficam pudessem ter uma vida melhor e ajudaram o Japão a se reerguer. De fato, os japoneses que vieram para o Brasil fizeram de tudo para manter a imagem de honestidade do seu povo, porque sabiam da responsabilidade ao sair do seu país 

No caso da província de Ishikawa, foi o sentimento de gratidão a esses heróis que levantou o prédio da Associação Ishikawa Kenjin do Brasil em São Paulo. O governo da província e os municípios de onde saíram os imigrantes dividiram o custos da construção. 

Além disso, a província ajuda os descendentes dos originários de Ishikawa com bolsas de estudos, como forma de agradecimento aos heróis. Fatos semelhantes ocorrem com outas províncias japonesas, como homenagem aqueles que, num momento difícil, deixaram seu país rumo ao Brasil, Estados Unidos, Peru, Canadá e outros países.
No Brasil, os dekassegui, que deixaram o país a partir de 1985, tiveram papel importante na recuperação econômica do Brasil. Não apenas os brasileiros que foram para o Japão, mas também aqueles que foram para os Estados Unidos, Portugal, Espanha e outras localidades. Comenta-se que são mais de 2,5 Milhões de brasileiros que moram no exterior atualmente. 
Imagine  o que seriam 2,5 milhões de pessoas disputando o seu emprego?
Espero que um dia, o Brasil e o japão reconheça o sacrifício desses trabalhadores e ajude-os , principalmente dando apoio sempre que ambos precisarem, pois todos fizeram sacríficos para a evolução de cada país, dando de tudo para superar a dificuldades de ambos!!!


E para comemorar essa amizade entre Brasil e Japão haverá uma festa em Nagoya com a apresentação de Marcinho Eiras , um dos melhores músicos do Brasil e famoso por tocar 2 guitarras ao mesmo tempo. 

Um show de habilidade e talento. Imperdível !

Também com o show de Dom Paulinho Lima, Revelação do The Voice Brasil 2013 cante e emocione-se com músicas do Lulu Santos, Tim Maia, Paralamas do Sucesso, Michael Jackson, Marvin Gaye e muito mais !

FESTA DO BRASIL NAGOYA 2015 !!!























30 DE MAIO ( SÁBADO )
31 DE MAIO ( DOMINGO )

A PARTIR DAS 11:00 ~ 19:00  (previsão)entrada franca.

endereço: HISAYA ODORI KOEN ( NAGOYA CENTRAL PARK)

HTTP:/;WWW.TV-AICHI.CO.JP/BRASIL-FES/2015/INDEX.HTML
FACEBOOK: FESTA DO BRASIL NAGOYA

Mais uma grande história sobre esse país maravilhoso, e guerreiro, que apesar das dificuldades soube muito bem, se reerguer com a ajuda de um país maravilhoso como o Brasil! Realmente merece mesmo uma grande comemoração, então não percam essa grande festa que terá em nagoya nos dias sitado acima.
no próximo post estarei, com mais novidades...

Bjs a todos .


W.E.C.D.S.