quarta-feira, 24 de outubro de 2018

FESTIVAL DAS ESTRELAS DE ICHINOMIYA TANABATA MATSURI


O festival de ichinomiya Tanabata Matsuri ( ou festival das estrelas) tem mais de 59 anos de tradição. O festival das estrelas teve inicio em 1956, quando a cidade se reerguia após a segunda guerra mundial .
É classificado entre os três  maiores do japão, junto com o de Sendai ( Miyagi ) e Hiratsuca ( Kanagawa ).




FESTIVAL DAS ESTRELAS DE ICHINOMIYA

Todo ano o festival recebe a visita de cerca de 1,20 milhão de pessoas.

Entre os eventos estão programados , desfile , com a participação de 100 crianças , concurso de beleza , dança tradicional ¨Yosakoi¨e ¨Bon-odori¨, ¨Taiko, entre outros¨.


O evento e realizado no  bairro principal de Ichinomiya, em  Aichi .

Apesar de ser comemorado em 7 de julho , a data do festival será realizado próximo as ferias de verão , também devido ao antigo calendário lunar .
Assim final de julho ou começo de agosto são datas que coincide com 7 de julho do calendário antigo.
Quando chega a época desse festival sempre sai alguma reportagem avisando, as data horário e locais.

Para quem gosta de ser bem tradicional que tal usar o famoso YUKATA ( quimono leve de verão ), levar um leque e curtir o festival ,e também escrever nos famosos papeis coloridos os seus desejos e colocarem em bambus.
Como eu expliquei no post anterior o significado deste festival, para quem nunca foi garanto que vai se encantar com as folhas em foramto de estrelas junto ao vento, tudo decorado com capricho, e lindo fora essa decoração também tem muitas barraquinhas  que vende, maçã do amor , raspadinha e outras coisas a mais , tem também bonecos para as crianças se divertirem e tirarem fotos , até eu que não sou criança quis tirar foto kkk... Eu me diverti muito tem danca música , várias lojinhas , mercadinhos , nas ruas onde ficam a decoração , na verdade a rua inteira fica decorada , não somente em alguns lugares e sim o lugar todinho e de uma beleza espetacular , tudo feito a mão , num capricho para deixar o festival ainda mais bonito e encantador.


 Tem também o famoso riquixá!!!


O QUE É RIQUIXÁ?  


O que é um riquixá ? ou riquixó é um meio de transporte de tradição humana em que uma pessoa puxa uma carroça de duas rodas onde acomodam- se mais uma ou duas pessoas.
O vocábulo riquixá tem origem da Ásia onde eram amplamente utilizado como meios de transportes pela elite.
Atualmente no entanto ,os riquixás foram proibidos  em muitos países na Ásia em decorrência dos numerosos acidentes.
Bom sobre esse riquixá vou deixar para contar a história em outro dia , só falei sobre ele por que , em alguns eventos e lugares turísticos ainda são usados somente para as pessoas conhecerem e poder dar uma voltinha , com um valor estipulado,pois não sei dizer o valor certo , mas eu dei uma voltinha para conhecer e saber como era antigamente, nossa eles carregavam um peso se analisar , mas como não é esse o assunto vou deixar para o próximo post.

NO BRASIL


No Brasil o primeiro festival foi realizado na cidade de Assís no Estado do Paraná no ano de 1978.


O FESTIVAL DAS ESTRELAS PRAÇA DA LIBERDADE EM SÃO PAULO


Com o nome de ¨ Festival das Estrelas¨, o Tanabata Matsuri é realizado na cidade de São Paulo, na Praça da liberdade , no mês de julho , desde 1979.

Esta é a principal comemoração anual do bairro, incluída no Calendário Turístico do Estado e do Município de São Paulo.


As ruas as praças são decoradas com grandes ramos de bambu ornamentados pro enfeites de papel colorido que simbolizam as estrelas.

Tanzaku , pequenos pedaços de papel onde as pessoas colocam seus pedidos ,são pendurados nesses bambus.
São realizados também apresentações de tambores Taikô , danças folclórica e shows de cantores.



TANABATA EM RIBEIRÃO PRETO


Devido a grande concentração de imigrantes japoneses e descendentes em Ribeirão Preto e região , e pela absorção e fascínio que a cultura japonesa possuía e poderia proporcionar  a cidade, a festa foi introduzida no calendário oficial de eventos da cidade desde 1994.
 O festival realizado no Parque Municipal Morro do São Bento tem como características manifestações artísticas : danças folclóricas ,músicas e seus delicados instrumentos ( shamizen, shakura, etc), artes marciais  ( judô, karate , aikido entre outras ), tambores japoneses ( Taiko ), canto ( karaokê ), artes pláticas ( pintura , origami, kirigami , etc,)., arranjos florais ( Ikebana), cultivo de árvores em miniaturas (Bonsai ) há o fortalecimento da cultura de um povo ao seus descendentes estimulando a formação de uma sociedade Nipo - Brasileira fortemente alicerçada.



OS DO FESTIVAL DAS ESTRELAS DE ICHINOMIYA TANABATA MATSURI 

A PRAÇA CENTRAL




LOCAL ONDE FICA AS BARRAQUINHAS






Aqui é onde ficam tocando piano, e outras tipos de estrumentos , coral , cantores que se apresentam no evento etc..







Tem até os vendedores fantasiados de super Mario e Luigi muito legal, a yasmim adorou kkkk....







SUPER MARIO , LUIGI, CABEÇA DE MELANCIA  YASMIM E WAL SALLES



 O MERCADINHO QUE MENCIONEI 




Tem muitas coisas nesse mercadinho, e tem também outras lojinhas com diversidades tem também 100 shop etc...




A RUA COM AS LOJAS QUE MENCIONEI !!!



FAZENDO RASPADINHA!!!





Aqui estou preparando minha raspadinha, com tudo que tenho direito, vamos ver se é bom mesmo !!! Como falei para vocês , aqui tem um monte de coisas deliciosas as crianças vão adorar .



E MARAVILHOSA AMEI !!! DELICIOSA .



MAIS UM POUQUINHO DE FOTOS PARA MOSTRAR O RESTO DO FESTIVAL E O QUE TEM PARA SE APRECIAR !


FOTOS COM OS BONECOS QUE FALEI !!!



Os bichinhos que falei , que as crianças iriam adorar , principalmente para animar a festa e tirar umas fotinhos com os filhos .



OHIRIME ¨PRINCESA TECELè E KENGYU ¨ PASTOR DE GADO¨.



FOTOS DO FESTIVAL DAS ESTRELAS 




FOTOS DA PRAÇA ONDE TEM OS EVENTOS ESTA LOTADA !




 FINAL DO FESTIVAL DAS ESTRELAS .


Espero que vocês tenham gostado, pois este evento foi muito legal e interessante foi na verdade dois dias de evento, e eu participei dos dois, sempre quando aparece estes tipos de festivais ou matsuri , eu levo minha filha ela também adora. 
Além desse tem muito mais, festival e um mais interessante que o outro, vale a pena participar das tradições japonesas são bem legais e agente aprende muito , como esse festival das estrelas Tanabata ou outras lenda...

Endereço: Aichi - ken Ichinomiya  -shi Honchocho 2-5-6
Telefone: 0586-28-97-31
Acesso: próximo ás estações Owari- Ichinomyia ( linha Tokaido ).
Pra quem for de carro , fica a 15 minutos da Ichinomiya IC ( Rodovia Meishin ) ou 10 minutos da Ichinomyia  Kisogawa ic ou Ichinomiya IC ( Rota Tokai Hokuriku ) 
http://www.138ss.com/tanabata_bunner/index_tanabata.html

Bjs a todos e até o próximo post !!!
W.E.C.D.S.