domingo, 14 de abril de 2019

SAKURA FLOR DE CEREJEIRAS OU ( PRUNUS SERRULATA )



Aqui no japão está começando a época do Sakura ou  conhecido como Flor de Cerejeiras da espécie ( prunus serrulata ), essas flores são muito conhecida por sua beleza e delicadeza, e uma época que o japão inteiro fica todo florido e uma das épocas mais linda do japão , e geralmente fica a semana inteira com essa floração , pois realmente é muito lindo e encantador,.
As pessoas nessa época costumam a fazer passeios para ficar apreciando e piquenique em baixo das árvores, o sakura fica na beira do rio , são muitas árvores fora isso também durante essas época maravilhosa da floração do sakura, ficam também várias barraquinhas, todas na beira do rio em frente as árvores, geralmente nessa época, é lotado de gente para ver e apreciar a flor de sakura ou flor de cerejeira como é muito conhecida.
No brasil em algumas cidades também tem o sakura , ou flor de cerejeira!!! Aqui no japão essa floração tanto de dia como a noite , e muito lindo e encantador todos, os anos nessa mesma época acontece a floração e geralmente todos os anos e lotado , tem também a hiastória do sakura , pois eu vou contar para vocês tudo sobre essa época mais linda do japão .
Sakua : é o nome japonês dado ás cerejeiras em flor, pertencentes á espécie Prunus serrulata. Dão menos fruto que a cerejeira ácida e a cerejeira doce.

HISTÓRIA NATURAL

As cerejeiras são nativas de muitos países asiáticos, inclusive Japão, Coreia e China.
O Japão tem uma grande variedade de cerejeiras ( Sakura ), com bem mais de 200 cultivares .

APRECIAÇÃO FLORAL

Durante o périodo Heian ( 794- 1191), os japoneses adquiriram muitas práticas da China, inclusive o fenômeno social da apreciação de flores , onde a família imperial , poetas , cantores e outros aristocratas se reuniram e celebrariam sob as árvores floridas.
No Japão , cerejeiras eram plantadas e cultivadas por sua beleza, para adornar os pátios da nobreza em Kyoto, pelo menos desde 794.
Na China , a Ume , ou ameixeira chinesa , ( na verdade , uma espécie de damasqueiro ) era considerada a melhor , mas pela metade do século IX, a cerejeira havia substituído a ameixeira como a espécie favorita no japão .
Todo ano , a agência meteorológica japonesa e o público acompanham a sakura zensen ( a frente de afloração das cerejeiras ) conforme ela avança através do arquipélago para o norte com a chegada do tempo quente por meio de previsões logo em seguida da sessão meteorológica  dos jornais de TV noturnos.
O desabrochar começa em Okinawa em janeiro e tipicamente chega em Kyoto e Tokyo no fim de março ou começo de abril .
A frente quente e o desabrochar das flores segue para áreas de maiores altitudes e para o norte , chegando em Hokkaido algumas semanas depois.
Os japoneses acompanham as previsões sobre a frente  assiduamente e saem de cas aem grandes números para ir para parques , santuários e templos com a família e co os amigos para festejar e apreciar as flores.
Festival Hanami celebram a beleza da cerejeira e para muitos são uma chance de relaxar e aproveitar a bela vista .
O costume do hanami já tem centenas de anos no japão . ( A crônica do século VIII Nihon Shoki  fala fe festivais hanami sendo celebradas desde o século III).
A maioria das escolas japonesas dos prédios públicos tem cerejeiras do lado de fora .
Já que tanto o ano fiscal como o ano escolar começam em abril , em muitas partes de Honshu, o primeiro dia de trabalho ou de estudos coincide com a estação da sakura.

SIMBOLISMO 

 A MOEDA DE 100 YEN TAMBÉM É O SIMBOLO DO SAKURA 


No Japão , a sakura também simboliza as nuvens  ado que elas desabrocham em massa, além de serem duradouras metáforas da natureza efêmera da vida, um aspecto da tradição cultural japonesa que é frequentemente associado com a influência budista ,e que é encarnado no conceito de mono no aware ( saudade da beleza que passa ) .
A associação da sakura com o mono no aware recomenta  ao estudioso do século XVIII Motoori Norinaga .
A transiência das flores , sua extrema beleza e rápida morte , foi frequentemente associado com a mortalidade , por esta razão ,sakura tem um rico simbolismo , e são bastante usadas na Arte japonesa , mangá , animê , e filmes , assim como durante apresentações musicais pelo efeito ambiente .
 A banda Kangrra, que é associado com o movimento visual kei, é um exemplo desse último fenômeno .
Há pelo menos uma canção popular , originalmente feita para tocar com shakuhachi ( flauta de bambu ) , intitulada ¨Sakura¨, e várias canções j-pop .
A flor também representa em todo tipo de produtos no japão , inclusive kimonos, materiais de papelaria , e peças para cozinha e mesa.
A sakura é um amuleto de boa sorte e é também um emblema de amor , afeição e representa a primavera.
Durante a Segunda Guerra Mundial , a sakura foi usada para motivar o povo japon~es, para acender um espírito nacionalista e militarista dentre a população . Piloto japoneses pintavam - nas  nas laterais dos seus aviões antes de embarcar numa missão suicida , ou chegariam a levar ramos da árvore consigo .
Uma sakura pintada na lateral de um bombardeio simbolizava a intensidade e a efemeralidade da vida , desta forma , a associação estética foi alterada de tal modo que a queda das pétalas de sakura veio a representar o sacrifício dos jovens em missão suicida para honrar o imperador . O governo chegou a encorajaro eram reencarnadas nas flores .
Nas suas empreitadas coloniais , o japão imperial frequentemente plantava cerejeiras como forma de¨reclamar aquele espaço como território japonês¨.

VARIEDADES

Prunus Serrulata

Prunus Serrulata var. Kanza 

Prunus Serrulata var. Lannesiana - Cerejeira japonesa de floração tardia .

Prunus serrulata var. pubescens - cerejeira peluda das montanhas, 
cerejeira coreana , cerejeira chinesa

Prunus Serrulata var. quelpaertensis - cerejeira coreana

                                                      Prunus Serrulata var. spontanea


Prunus Serrulata var . tomentella -cerejeira coreana

Prunus Serrulata speciosa

Prunus Serrulata yedoensis

Prunus Serrulata sargentii

A variedade de sakura mais popular no japão é a Somei Yoshino ( Prunus Yedoensis) . As suas flores são e um branco quase pruro , tingido com rosa pálido , especialmente perto do caule . Florescem e caem, geralmente , dentro de uma semana , antes de voltarem as folhas .
Portanto , as árvores parecem quase todas alvas do topo ao chão .
A variedade recebe seu nome da vila de Somei ( hoje parte do bairro de Toshima em Tóquio ).Foi desenvolvida entre meados e finais do século XIX , no fim do Período Edo e no começo do Período Meiji .
O Somei Yoshino é tão comumente associado ás cerejeiras que jidaigeki e outras obras de ficção costumam figurar essa variedade durante o Período Edo ou até antes , tais representações são anacronismos.
Asakura de inverno ( fuyuzakura/ Prunus subhirtella autumnalis) começa a desabrochar no outono , prosseguindo esporadicamente durante o inverno .
Diz-se que é um cruzamento entre a variedade Tokyo Hingan ( edohiganzakura/P.incisa) e a Mamezakura/ P. pendula).
Outras categorias : yamazakura, yaezakura, e shidarezakura. A yaezakura tem grandes flores, grossas e com pétalas bem rosadas. A shidarezakura ,ou cerejeira chorão , tem galhos pendentes como os de um salgueiro chorão , aos quais se prendem cascatas de flores rosas.

CULTIVARES

Estas variedades têm , elas mesmas , dado uma série de cultivares , incluindo:

Prunus serrulata `Anadogawa`- com flores rosas e colunares.

Prunus serrulata  `Kanzan`- com flores duplas, rosas.

Prunus serrulata `Kiku Shidare Sakura`- com flores duplas rosas.

Prunus Serrulata `Royal Burgundy`- com flores duplas , rosas, e com folhagem roxa.


Prumus Serrulata `Shirotae`- com flores brancas, dupta Ùkon`- com flores semi duplas, brancas esverdeadas .

Prunus serrulata `Tai Haku`- com flores brancas , simples


Prunus Serrulata Ùkon`- com flores semi - duplas , brancas esverdeadas

CEREJEIRAS DE OUTROS PAÍSES


CANADÁ

Vancouver é famosapor sua milhares de cerejeiras o longo de muitas ruas e em muitos parques , inclusive Queen Elizabeth Park e Stanley Park. Lá ocorre o Festival de Cerejeiras de Vancouver todo ano .
High Park em Toronto contém muitas cerejeiras Somei-Yoshino ( a espécie que floresce mais cedo e que é muito amada pelos japoneses pelas suas flores brancas e macias) que foram dadas a Toronto pelo Japão em 1959.
Através do Projeto Sakurs ,  a Embaixada  Japonesa doou mais 34 árvores ao High Park em 2001, e para vários outros lugares, como Exhibition Place , McMaster  University , York University e os campi principal e  Scarborough da University of Toronto .

ALEMANHA

A cerejeira é a maior atração turística da região de pomares de Altes  Land .


FILIPINAS

Uma província no oeste das Filipinas, Palawan, serve de morada para as endêmicas cerejeiras Palawan , cujo nome vem de certa variedade japonesa a qual muito se assemelha .

COREIA DOS SUL

Certas árvores do Palácio Gyeongbok em Seul foram derrubadas para celebrar o aniversário de50 anos da rendição japonesa na Segunda Gerra Mundial.
Apesar de já haver cerejeiras nativas da coreia , o Japão havia plantado essas árvores em locais sagrados do Palácio, assim causando ofensa . Uma vez que elas foram cortadas , o festival e a  apreciação das flores continuou com árvores nativas .
O festival de cerejeiras do Palácio Gyeongbok é um dentre vários na coreia e é muito indicado para turistas .

REINO UNIDO
O Batsford  Arboretum em Gloucestershire tem a coleção nacional de cerejeiras japonesas de vila, do grupo de espécie sato-sakura.

ESTADOS UNIDOS

Washington D.C.,

O Japão deu 3 020 cerejeira de presente aos Estados Unidos em 1912 para celebrar a então crescente amizade entre as nações .
Essas árvores foram plantadas no Parque Sakura em Manhattan e estçao ao longo das famosa Tidal Basin em Washington , D.C., e o presente foi renovado com mais 3 800 árvores em 1965 .As cerejeiras continuam a ser uma popular atração turística  ( e objetivo do Festival Nacional das Cerejeiras ) quando elas stão com floração completa no início da primavera .
Além disso , o Parque Balboa de San Diego te 2 000 cerejeiras que florescem do meio par o fim de março .
As árvores estão no Balboa Boulevard em Van Nuys, Los Angeles , Califórnia .
A Philadelphia é também lar para mais de 2 000 cerejeiras japonesas, metade das quais foram um presente do governo japonês em 1926 em honra do aniversário de 150 anos da independência americana , havendo a outra metade sido plantada pela Japan America Society of Greater Philadelphia entre 1998 e 2007.
As cerejeiras da Philadelphia  estão em Fairmount Park, e o Festival de Cerejeiras Subaru da Grand Philadelphia celebra as árvores desabrochantes. A Universidade de Washington em Seattle também tem cerejeiras.
Outras cidades americanas tem um Festival Anual das cerejeiras ( ou Sakura Matsuri), inclusive o Festival Internacional de cerejeira em Macon , que tem mais de 300 000 cerejiras .
Belleville, Bloomfield , e Newark celebram anualmente o Festival de Cerejeiras do Parque Branch Brook em abril, que atrai visitantes locais , do japão e da índia .
Em abril de 2009, o Parque Branch Brook tem uma coleção de mais de 4 000 cerejeiras em mais de quatorze variedades.
O Parque  Branch Brook em breve terá mais cerejeiras floridas do que Washington, D.C., grças a um programa de replantio em andamento . O jardim Botânico do Brooklyn em Nova York também tem grande e bem frequentado festival.


USO CULINÁRIO





DOCES





 CHÁ



 PERFUME



Flores e folhas de cerejeiras são ambos comestíveis e usados como ingredientes no Japão.
As flores são curtidas em sal e em umezu e usado para trazer para fora o sabor de um Wagashi ou Anpan . Flores curtidas em sal imersas em água quente são chamadas sakurayu , que é bebido em eventos festivos como casamentos em vez do comum chá verde .
As folhas , principalmente as variedades Oshima (Pumus speciosa) por causa da maciez, são também curtidas em água salgada e usada para fazer sakuramochi .
Já que as folhas contêm cumarina , contudo , não se recomenda comê-las demais.


GALERIA

Cerejeiras em Washington,D.C.


Cerejeira em Newark, New Jersey



Cerejeiras no Jardim Botânico de Curitiba , Brasil



Cerejeiras em Ponta Grossa , Paraná



Cerejeira no Parque do Carmo Brasil

Cerejeira no Japão






                                                                                                                                                                        A ILUMINAÇÃO NA NOITE FICA MARAVILHOSA                        







E aqui termina minha postagem falando sobre as variedades de Sakura que existe no mundo , ( Prunus Serrulata) ... São vários tipos de Sakura um mais lindo que o outro , e muitos diferentes , vale a pena conhecer essas variedades que existe no mundo !!!
Espero que tenham gostado , pois cada dia que passa eu aprendo e aprecio mais esse lugar lindíssimo.

Facebook: Wal Salles 
Página do Facebook : Vivendo e Aprendendo com Wal Salles 
Instagram : @wal_salles

W.E.C.D.S.