domingo, 19 de abril de 2015

YAMATO ( O MAIOR NAVIO DE GUERRA DO JAPÃO)




Hoje eu vou falar do enorme navio chamado YAMATO, pois eu nunca tinha ouvido falar sobre esse navio, meu filho chegou da escola outro dia e comentou sobre a aula que ele teve, sobre esse enorme navio, eu fiquei olhando admirada pelo relato dele, ele me contou com tanto detalhes sobre esse navio que eu, fiquei muito atenta sobre a história que ele me contou.
Depois conversando com uma amiga do facebook , que também me falou desse mesmo navio e me passou vária informações sobre ele, dai resolvi fazer um monte de pesquisa e descobri muitas coisas sobre esse navio e também assisti o filme contando a história do grande navio Yamato.
Entrando em operação em 1942, a classe Yamato foi o ápice do desenvolvimento dos couraçados, sendo os maiores e mais poderosos.


Yamato durante sua construção na Base Naval de kure, Japão em 20 de setembro de 1941.


Nenhum outro navio tipo igualou ou sequer se aproximou do poder de fogo e da blindagem do Yamato. A classe Yamato que inicialmente deveria ser construída por quatro navios, foi a maior classe de couroçados  já construída no mundo.
Eles eram considerados a arma definitiva na luta pelo domínio do Oceano Pacifico, sendo superiores a qualquer navio americano.
Tinha como armamento principal nove canhões de 18 polegadas, aproximadamente 457mm, distribuídos em três torres, duas de vante e uma em ré , além de diversos canhões de menor calibre e armamento anti-aéreo .
Todos esse arsenal não impediu o afundamento destas duas belonaves durante a Guerra do Pacifico, antes da capitulação japonesa. Contudo , o Yamato não disparou seus grandes canhões contra nenhum navio até 1944 , no ataque junto com a frota de superfície japonesa aos porta-aviões , escoltas e destróieres americanos, na Batalha de Samar.



Yamato sob ataque de aviões em 24 de outubro de 1944


Na Batalha do Mar de Samar (Filipinas) em 25 de outubro de 1944


Yamato em ação na Batalha do Mar de Samar acompanhado por cruzador pesado ( Tone ou Chikumo).


O Yamato foi ligeiramente danificado por um submarino em dezembro de 1943, altura em que voltou aos estaleiros, sendo substituído pelo seu irmão gêmeo o Musashi. Posteriormente o Musashi foi danificado em março de 1944 . Ambos os navios estavam novamente em serviço em outubro de 1944 para participar da batalha do golfo de Leyte.
Yamato, nome de uma antiga província do japão, atual prefeitura de nara, foi construído
  em meados do final da década de 30, sob grande segredo, refletindo a filosofia japonesa de compensar o grande número de navios norte-americano, com a construção de super- encouraçados, fortemente armados  e blindados.
O primeiro a ser completado, o Yamato, serviu como capitânia do Almirante Yamamoto, durante a Batalha de Midway, mas não chegou a combater nessa ocasião. Durante os anos seguintes , o navio chegou a ser atacado pelos aviões americanos três vezes , sempre escapando. Ancorado em Cingapura , liderou a frota japonesa na Batalha do Golfo de Leyte, em outubro de 1944.
Nessa ocasião, perdeu sua nave irmã, o Musashi, segundo navio da classe Yamato, o qual afundou após horas de ininterruptos ataques de centenas de aviões americanos.
Em abril de 1945, o Yamato reuniu uma pequena esquadra e empreendeu a última ofensiva da Marinha japonesa, conhecida como Operação Ten-Go. Tentava chegar em Okinawa para deter os navios inimigos. Essa ofensiva se tratava de uma verdadeira missão Kamikaze, tendo o Yamato como peça principal para tentar afundar o máximo possível de navios das forças aliadas.
Mas, foi localizado em 7 de abril de 1945, e atacado por mais de 380 aviões norte-americanos, afundando depois de horas de batalhas a 200km ao norte de Okinawa.
Embora os planos iniciais da marinha do japão implicassem a construção de quatro super- couraçados do tipo do Yamato, apenas dois foram efetivamente construídos.



Yamato realizando manobras enquanto é atacado em 7 de abril de 1945.



No momento da exploisão.





Representação Artística

A derrota japonesa na batalha de Midway , com a perda numa só batalha de quatro porta-aviões, levou os japoneses a considerar várias hipóteses para resolver o problema da falta daquele tipo de navio, que se tinha transformado no mais importante em toda a guerra do Pacifico.

Assim os japoneses , decidiram uma modificação de emergência no terceiro couraçado da classe, o Shinano, que foi apressadamente convertido em porta-aviões.



Oficiais Comandantes do Navio Yamato foto do dia 5 de abril de 1945, dois dias antes de seu último combate. Seu Comandante Almirante Kosaku Ariga ( sentado no centro morreu no naufrágio).



O Imperador Hiroshito ( no centro da primeira fila ) abordo do Musashi na base naval de Yokosuba (1943).


SEGUI ABAIXO O FILME PARA QUEM QUISER CONHECER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO NAVIO YAMATO:



Aqui foi mais uma história sobre o japão que talvez ninguém ou algumas pessoa ainda não tinha ouvido falar sobre esse navio, pois foi mais uma pesquisa que fiz para que todos possam conhecer um pouco mais sobre a história do japão!!!
No próximo post estarei falando sobre a cantora Anita, que estará fazendo um show aqui no japão aguardem.


Bjs a todos até o próximo post.


W.E.C.D.S.