quarta-feira, 12 de agosto de 2015

"Curiosidade" Evento de verão!!! (Quebrando a melancia )


Nos ultimo post, escrevi sobre como fazer maquiagem e penteados de gueixas, e hoje estarei escrevendo sobre curiosidades, sempre que posso, estou escrevendo sobre diversos assuntos, pois adoro escrever sobre todas as curiosidades  que tem aqui no japão! 
Estava com a minha família fazendo um churrasco, no começo do verão em um kouen ( para quem não sabe kouen e um parque aberto onde as pessoas fazem churrasco e brincam ) , pois tinha uma pia e com a torneira aberta com uma melancia embaixo, eu achei um absurdo mas ao mesmo tempo fiquei um pouco curiosa,  Comentei com minha cunhada que estava comigo e disse a ela que era um desperdício, dai ela disse que era para todos da família comerem melancia fresquinha, dai pensei não é mais fácil comprar um saco de gelo e colocar a melancia num local mais apropriado !
Dai chegou no final da tarde eles colocaram uma lona no chão e ficaram em círculos, todos contente e brincado com um bastão na mão e com os olhos vendados, dai me chamou a atenção, aquela brincadeira, pois resolvi pesquisar o que estava acontecendo todos alegres e brincando tirando fotos, filmando etc...

 Descobri que no japão , as quatro estações são bem delimitadas e em cada estação há alguma atividade ou costume característico daquela época. No verão, é comum comer melancia  com toda a família e amigos, mas há um jeito especial e divertido de fazer isso.

Suika - Wari, algo como ¨quebrar melancia ¨, é um costume bastante conhecido no japão. É um tipo de jogo que se faz antes de comer a melancia de fato. Muito parecido com a pinhata dos países latinos, esta atividade consiste em vendar uma pessoa e de faze-la girar algumas vezes, e então vendada e em posse de um bastão de madeira a pessoa será guiada pelas pessoas em volta apenas com coordenadas verbais como ¨Mais pra direita , mais pra esquerda ou para trás e assim por diante¨.
Quando se aproximar da melancia, que estará posicionada no chão em cima de uma lona, a pessoa vendada tentará quebrar a melancia com o bastão.
Uma vez quebrada finalmente todos irão poder se deliciar com a melancia docinha e geladinha.
Na província de Toyama há uma cidade chamada Nyuzen na qual acontece esse evento numa escala maior. As melancias de Nyuzen são conhecidas pelo seu tamanho e sua qualidade excepcionais, portanto perfeitas para o Suika -Wari.

Neste verão eu pude conhecer esse evento não nessa cidade mais aqui mesmo em nagoya, como disse logo no começo para mim era um desperdício de água devido a falta de água que existe em alguns PAÍSES, na minha cabeça achei aquilo um absurdo uns com tantos outros com pouco, depois que pesquisei e descobri e vi a brincadeira achei muito legal e divertida, eu pela primeira vez desde muitos anos aqui no japão soube dessa brincadeira que é tipica em alguns lugares como nessa cidade chamada Nyuzen.

Apesar de eu ter pensando dessa forma ainda acho que por mais que seja divertida, as pessoas podiam fazer a melancia gelar de uma forma com menos desperdício.

Talvez algumas pessoas podem achar que estou pensando errado, que é apenas uma maneira das pessoas se divertirem, eu também achei muito divertido a brincadeira , pois até me chamou a atenção, se não com certeza não estaria escrevendo sobre essa brincadeira de quebrar a melancia, que nunca tinha ouvido falar, realmente foi bem legal, ver as pessoas gritando com os olhos vendados e um bastão na mão, confesso que até eu queria estar ali brincando, pois me lembrou muito as brincadeiras, de crianças antigamente, achei bem legal !!!

Apesar do meu relato em relação a forma deles estarem usando a água de maneira inadequada ao meu ponto de vista,( nós que somos brasileiros e sentimos na pele como a falta de água é muito grande em alguns lugares não somente no brasil mas em outros países também, devido ao aquecimento global )...
A brincadeira parece ser realmente muito divertida.


SEGUE ABAIXO ALGUNS TIPOS DE MELANCIA:



Espero que vocês tenham gostado dessa curiosidade e brincadeira, e sempre bom pegar a família e passar um final de semana e se divertir, isso que e diversão, ¨QUEBRAR MELANCIA ¨só aqui no japão mesmo que eu vi, mas e bem interessante pois para mim foi bem diferente, pela primeira vez vi uma melancia sendo quebrada dessa forma rs !!!

Até o próximo post !!!


W.E.C.D.S.