sexta-feira, 4 de abril de 2014

O SIGNIFICADO DO SAKURA

Flor de Cerejeira significa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. É uma flor de origem asiática, conhecida como “Sakura”, a flor nacional do Japão, onde estão documentadas mais de 300 variedades de cerejeiras.

O início da floração das cerejeiras marca o fim do inverno e a chegada da primavera. São aguardadas com ansiedade pelos japoneses, que organizam em todo o país diversas festividades em torno do “Hanami” (ato de contemplação das cerejeiras em flor que deixam a paisagem deslumbrante).
Uma lenda conta que a palavra "Sakura" surgiu com a princesa Konohana Sakuya Hime, que caiu do céu perto do Monte Fuji, tendo se transformado nessa bonita flor. 

Também existe uma crença que o cultivo de arroz poderá ter originado a palavra, tendo em conta que "Kura" era o depósito onde esse alimento (visto por muitos japoneses como uma oferta divina) era guardado.
Os samurais, os guerreiros japoneses, eram grandes apreciadores da flor de cerejeira. Desde aqueles tempos, passou a estar associada à efemeridade da existência humana e ao lema dos samurais: viver o presente sem medo. Assim, a flor de cerejeira está também associada ao código do samurai, o Bushido.
A cerejeira fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta.
A popular tatuagem da flor de cerejeira é uma alusão à fugacidade da vida e que por isso temos que apreciá-la e aproveitar cada momento ao máximo, lembrando que assim como a flor da cerejeira é levada pelo vento em pouco tempo, a nossa vida também pode terminar abruptamente. Esta forma de viver era muito característica dos samurais.
É uma flor muito desenhada no “Moku Hanga”, uma arte japonesa tradicional semelhante à xilogravura, em que a madeira serve de matriz para impressão de gravuras e estampas japonesas. A flor de cerejeira também é muito popular na arte tradicional japonesa do origami, que através de dobras específicas em papel, cria objetos e animais. Uma flor de cerejeira em origami representa uma junção de dois aspetos fundamentais da cultura japonesa.
O fruto da cerejeira, a cereja, é considerado o maior símbolo de sensualidade, erotismo e sexualidade, principalmente pela cor vermelha intensa.


W.E.C.D.S

NADA MELHOR DO QUE APRECIAR A BELEZA DO SAKURA.



A felicidade é tão delicada e sensível que quando ela aparece deve ser apreciada com intensidade e paixão. Assim também é o sakura, a flor de cerejeira. Tradicional no Japão, a árvore floresce uma vez por ano e suas flores duram apenas duas semanas. É neste período que as pessoas aproveitam para fazer o Hanami (olhar as flores).



Nesse período é comum familiares e amigos se reunirem para fazer um delicioso picnic desfrutando da beleza das árvores do Sakura. As pétalas das flores caem sobre nós trazendo felicidade e paz, segundo diz a tradição.
Para quem não tem a oportunidade de conhecer o Sakura no seu país de origem, pode-se apreciar a mesma beleza no Bosque das Cerejeiras que fica no estado de São Paulo localizado no bairro de Itaquera, especificamente no Parque do Carmo. Com mais de 1.500 árvores plantadas pela Federação de Sakura e Ipê do Brasil, o bosque é a segunda maior área do mundo de sakuras fora do Japão. A primeira fica nos Estados Unidos.
Diferentemente do Japão, onde o Sakura chega em março para anunciar a primavera, aqui ele surge em agosto. Como manda a tradição japonesa, fizemos a nossa cesta de picnic e fomos ao bosque para um verdadeiro hanami. Uma experiência encantadora. Além de contemplar as lindas flores, bater um bom papo, experimentamos vários quitutes japoneses, entre eles, o doce feito com a folha da cerejeira.


Que tal um picnic ?

W.E.C.D.S