sábado, 8 de novembro de 2014

MINHA EXPERIÊNCIA COM A CAPOEIRA




Eu sempre ouvi falar muito sobre a capoeira, de que eram pessoas que gostavam de brigar, isso era o que as pessoas falavam,   quando eu era  criança! Mas na verdade eu sempre ouvia uma música, que me chamava atenção e que era de capoeira ,mas  eu  nunca tinha visto o jogo mesmo, como era feito a roda de capoeira!

Bom foi eu precisar vir até o japão para conhecer realmente á capoeira, como o destino e realmente impressionante !!!


Pois foi através de uma amiga, chamada ¨Mari Tropicana, que eu ouvi falar, pois ela prática o jogo de capoera !! Bom ela me convidou para ir até um passeio que seria feito na cidade de Gifu- Ken, pois eu me enterecei e curiosa eu fui, para ajudar eu toda no clima de capoeira, que na verdade todos eles usam uniforme branco . Bom detalhe isso na sala de aula né rsrsrs, eu fui toda linda maravilhosa de branco ...rsrsrs, mas na verdade caiu uma chuva danada, mas mesmo assim estava super impolgada, chegando lá um lugar lindo e maravilhoso, com um rio e cachoeira, um lugar mágico que eu fiquei imprecionada. As pessoas foram chegando e eu me preparando e principalmente me enturmando e conversançando contando sua s esperiências foi uma conversa muito boa, pois na verdade eu fui mesmo foi para escrever sobre a capoeira aqui no meu blog, essa foi a intenção também, depois de conversarem com todos os alunos, e falando sobre como era a capoeira , eles falavam e cada vez mais eu me interessava e a conversa e era bem animada, aliaz todos eles eram bem animados ainda por cima em se tratando da capoeira.

AQUI E O LUGAR ONDE FOI FEITO A AULA

 começaram á aula com o toque do Berimbau depois o Atabaque, e os outros instrumentos, nossa que coisa maravilhosa, a música te envolvendo, junto com o canto e o coro, foi uma sensação de prazer de está ali !

E todos jagando cada um com suas abilidades, começando com a ginga !!! todos gingando como se estivessem dancando , foram mostrando o que sabiam de golpes gingas saltos  e assim por diante, e eu com uma vontade enorme de entrar naquela roda, e a chuva caindo, mas não atrapalhou em nada, depois da roda o professor explicando, conversando com os aulunos, aquilo foi me interessando, pois fiquei com muita vontade mesmo, de participar de tudo aquilo, que para mim não era o que as pessoas falavam na minha infância, era completamente diferente. Depois dessa aula maravilhosa e do que eu assisti, Achei que realmente teria que fazer parte dessa maravilha, que na realidade e a cultura brasileira que foi trazida aqui para o japão, nossa que explendido a cultura brasileira misturada com a cultura japonesa, e além de tudo isso tem as músicas que realmente são encatadora e envolvente , mas ninguém imagina que também tem as músicas japonesas que envolve a capoeira , e realmente algo muito importante e exstraordinário vocês nao acham?


Pois eu achei, e jamais me imaginei que ira gostar tanto de ver e estar participando desse evento maravilhoso que eles estavam preparando para práticar uma aula ao ar livre! Era maravilhoso, uma sensação de liberdade talvés nos tempos da escravidão, eles sentisse o mesmo, assim como eu estou presenciando neste momento , existe um filme que fala sobre a capoeira que se chama (Besouro) .


¨No filme diz Reconcavo Baiano, 1924 ¨.

A escravidao no brasil foi abolida há menos de 40 anos, e os negros continuam a ser tratados como escravos.
O camdoblé e reprimido e a capoeira e proibida por lei.

Os negros começaam a se organizar para terem seus direitos respeitados, no reconcavo quem lidera os negros e Mestre Alipio

Por causa de sua luta, Mestre Alipio e jurado de morte e passa a ser protegido pelos capoeristas e por seu principal discipulo, Besouro.
Aluta de Besouro deu resultado.
Em 1953, ela foi totalmente liberada.

Em 2008, a capoeira foi descoberta como patrimônio cultural brasileiro.

Besouro e cantado nas rodas de capoeira por todo mundo ate hoje.

Pois eu sitei esse filme, uma para as pessoas que queiram saber um pouco mais sobre a cultura da capoeira , e também para saber mais sobre a história, para verem como eram difícil essa luta pela capoeira, mas graças aos grandes lutadores que conseguiram que elas fossem liberadas, então para que vocês possam imaginar como era difícil a luta dele.

E hoje possam sentir a liberdade assim como eu estou sentido agora essa aula maravilhosa, que foi recriminada por longos anos, e era uma forma de defesa para os escravos, eu assistindo tudo isso imaginei como seria a vida deles nessa época, mas graças aos grandes admiradores dessa beleza deu tudo certo e a capoeira foi liberada e e , patrimônio cultura!!!
Bom para quem quizer assistir este filme maravilhoso se chama ¨BESOURO¨.
Aprendi muito durate as instruções do professor nas aulas foi muito importante para mim, me senti livre ainda mais neste lugar que passa uma leveza, tão especial indempendente da chuva , nao estragou o clima de festa  e de alegria que senti.
Depois de toda essa aula teve um churrasco muito legal com a turma, foi um dia muito bom em todos os sentidos...

TERMINANDO O JOGO DA RODA DA CAPOEIRA

ESTE VÍDEO É UM POUQUINHO DA DEMOSTRAÇÃO DA AULA E DA RODA DA CAPOEIRA 

E também aproveitei para ver o churrasco que eles estariam fazendo, pois e um pouco diferente do nosso, e estarei mostrando para todos em vídeo e em fotos, tem de tudo verdura, legumes, peixes marisco e outros alimentos diferentes do nosso churrasco tradicional!
Com toda essa maravilha que foi meu dia eu tinha que contar todos os detalhes para vocês estarem, acompanhando junto comigo todas as experiência que eu passei, neste dia mágico e maravilhoso, todas as pessoas foram muito educadas e muito simpáticas com nosco... A maioria era japoneses, brasileiro eram pouco. Para vocês terem noção eu para ter o conhecimento verdadeiro eu tive que participar de uma roda de capoeira aqui no japão, e fazer muitas pesquisas sobre a história, pois foi um assunto que muitos são leigos, e não conhece assim como eu não conhecia!
Pesquisei e contei a história para vocês ,no post passado junto com o vídeo com o professor Pimenta do Abadá Capoeira daqui do japão, um exelente professor.
Isso tudo foi no passeio em Gifu-Ken, agora imagina as aulas...Na escola como deve ser bem interesante !.

ESSE VÍDEO EU ESTOU CONTANDO DA PORCENTAGEM DE ALUNOS QUE TEM ENTRE JAPONESESE BRASILEIRO E COMO É MARAVILHOSO !



VAMOS COMER UM CHURRASQUINHO QUE TAL ESTÃO SERVIDOS ?






Aqaui estavamos nos preparando para o churrasco !! hummm






Como eu já tinha falado antes ,eles fazem churrasco diferente, como podem ver na foto, tem muitos legumes e verduras e peixe também, ex: Beringela, cebola, cogumelo, pimentão, batata doce, repolho, kabocha  conhecida como ( aboborá aqui no brasil) abacaxi etc.


Tem também salada e frutas, laranja e um pouco diferente do brasil ela e mais rosada e meio amarga, mas e gostosa !








Esses são os temperos usados tanto no churrasco, como para temperar a salada !












AQUI TODOS ESPERANDO O CHURRASCO FICAR PRONTO ! NOSSA QUE FOME E QUE CHEIRINHO BOM ! HUMMM...COMO PODEM VER ELES SÃO MUITOS ORGANIZADOS, EM FAZER OS PRATOS ISSO ANTES DE FICAR PRONTO DEPOIS, QUE FICA PRONTO FICA  MAIS BONITO AINDA, PRINCIPALMENTE NOS PRATOS QUE COMPRAMOS , ELES COMEM COM OS OLHOS, CLARO QUE NO BOM SENTIDO NÉ RSRSRS... ELES GOSTAM DE DEIXAR O PRATO MUITO BONITO E ORGANIZADO  ISSO É QUANDO COMPRAMOS, E CLARO.











Aqui já as carnes do brasil ! tem linguiça, coração, frango churrasco normal brasileiro ,está sendo preparado para colocar na churrasqueira.






COLOCANDO A CARNE NA CHURRASQUEIRA


Olha só , como eu falei tem beringela já sendo assada, junto com o pimentão cebola, e o repolho embrulhado no papel alumínio.E as carnes normais como coração e linguíça!







AQUI JÁ ESTA NO TAMANHO MAIOR PARA QUE CONSIGAM VER MELHOR AGORA ASSANDO O PEIXE.

AQUI É O VÍDEO DO CHURRASCO JAPONÊS QUE FALEI PARA VOCÊS ENTÃO ESTOU POSTANDO JUNTO , QUE É PARA QUE TODOS POSSAM VER COMO É FEITO!!! ELES FALAM DOS INGREDIENTES E COMO FAZEM, IMAGINA QUE DELÍCIA UM CHURRASCO BRASILEIRO MISTURADO COM CHURRASCO JAPONÊS , É BOM DEMAIS ASSITAM PARA QUE VOCÊS POSSAM ESTAR CONHECENDO NOSSA CULTURA SENDO MISTURADA EM UM SÓ PALADAR!!!



Bom depois dessa demonstraçao toda, com esse cheirinho delicioso , vamos comer, alguém está servido? pois eu estou me servindo rsrsrs...
Depois do almoço que tal conhecer esse lugar lindo de que tanto falei ? Pois vocês não iram se arrepender de tão belo que é !!!

OLHA A CACHOEIRA QUE EU FALEI, SÓ QUE ESSA E PEQUENA LOGO ATRÁS TEM UMA MAIOR SÓ QUE INFELIZMENTE NAO DEU TEMPO DE EU IR MAS PODEM IMAGINAR COMO DEVE SER LINDA NÉ.












Estou me preparando para conhecer essa beleza de lugar e bora caminhar !








OLHA QUE LUGAR FANTÁSTICO

































AQUI MINHA GRANDE AMIGA "MARI TROPICANA "JUNTO COM A YASMIM SE PREPARANDO PARA SUBIR AS ESCADAS.


DEPOIS DE SUBIR AS ESCADAS OLHA QUE LINDO






























Esse lugar e maravilhoso traquílo, tem ate chale, não e o máximo , adorei.








CONHECENDO O LAGO COM CHOCOLATE, MARI E YASMIM





Lugar lindíssimo, Eu indico para quem quiser um bom descanso e sussego, seria ideal .Muito bom mesmo.






CHOCOLATE E MARI ,MOSTRANDO A BICA QUE ACHAMOS, LINDO VOCÊS NÃO ACHA?




Claro que eu também teria que sair numa foto linda dessa com essa paisagem maravilhosas.















 A Yasmim amou o lugar alias, todos nós amamos, estar  aqui neste lugar mágico é tudo de bom !!




A caida da cachoeira rolando pelo chão que lindo, junto com as plantas e árvores que coisa mais maravilhosa.


AQUI A PAISAGEM ! FALA SERIO E LINDA DEMAIS.


AQUI FOI ONDE DERAM AS AULAS, LINDO !!! TAMBÉM AINDA ATRÁS COM ESSAS BELAS ÁRVORES, ENCANTANDO O LUGAR FICOU MAIS BELO AINDA.

COMO DEUS FAZ A NATUREZA PERFEITA , CADA DETALHE DA NARTUREZA SÃO ENCANTADORA DEUS REALMENTE É MARAVILHOSO EM SUA CRIAÇÃO .




























Aqui são os chalé que falei, viram que lugar mas sossegado.










Em volta o jardim, com pequenas árvores e folhagens, são encantadores. Ótimo para um belo final de semana assim como o nosso foi.








SAINDO DO LUGAR PARA IRMOS EMBORA 


AQUI EU JÁ PRONTA PARA IRMOS EMBORA, MAS QUE PENA !


Bom terá uma outra oportunidade se deus quiser,são lugares maravilhosos, que realmente vale a pena conhecer, bom eu não perco essas oportunidades de jeito nenhum o conhecimento e a coisa mas maravilhosa que trazemos e levamos com nosco !!!
Espero que tenham gostado dessa aventura, e das aulas que mostrei a vocês, bom eu por estar ali posso dizer que foi fantástico, para quem quiser conhecer seria muito bom e com certeza muito agradavél estar perto da natureza , ainda mais fazendo o que se gosta , acompanhando amigos em suas aventuras se divertindo e tendo muitos conhecimentos, realmente vale a pena!!!...


Espero que tenham gostado do post, pois eu posso afirmar para vocês que eu adorei ter estado ali junto como todos, conversando contando história e vendo as aulas de capoeira como já escrevi antes, e fascinante conhecer as história dos povos antigos , os escravos e a capoeira foi parte dessa época e até hoje ela é estudada e sendo aperfeiçoadas pelos mestre graduados ...BOM eu posso dizer que aprendi muito espero ter passado um pouco mais de conhecimento a vocês !


Bjs a todos e não deixem de curtir e de comentarem, cada comentário e muito bom para a divulgação do meu blog, agradeço imensamente se todos puderem me ajudar a divulgar, tanto a nossa cultura como a de muitos outros País também ! NO próximo post estarei falando sobre as aulas ,como foi meu primeiro dia de aula !...

W.E.C.D.S.










Nenhum comentário: